Empossados os novos Secretários de Estado no Maranhão

O governador Jackson Lago (PDT) convocou o conjunto da população do Estado a, de agora em diante, cobrar implacavelmente dos direitos de nossa gente. A provocação foi feita durante a posse dos titulares da equipe de primeiro escalão do governo que tomou p

O governador Jackson Lago (PDT) convocou o conjunto da população do Estado a, de agora em diante, cobrar implacavelmente dos direitos de nossa gente. A provocação foi feita durante a posse dos titulares da equipe de primeiro escalão do governo que tomou posse ontem pela manhã na primeira solenidade do novo governador realizado no Palácio Henrique de La Rocque.
“O governo só irá no caminho certo se tiver a participação das pessoas, não apenas ajudando, não apenas estimulando, mas, sobretudo, cobrando, criticando e exigindo”, disse Jackson Lago, que afirmou estar absolutamente seguro que as secretárias e os secretários que assumiram ontem, e os que dependem ainda de liberação de órgãos públicos, todos, têm também esse compromisso”, disse Jackson Lago para um auditório absolutamente tomado por políticos, professores, estudantes, líderes comunitários e sindicais e lavradores.
A deputada federal Terezinha Fernandes (PT), os deputados estaduais Luiz Pedro (PDT), Mauro Bezerra (PDT), Telma Pinheiro (PSDBB) e Wilson Carvalho (PSDB), a vereadora Helena Castro (PDT), e o técnico da Receita Federal e ex-presidente municipal do PT, João Ribeiro, assumirão as respectivas secretarias somente após se desincompatibilizarem dos cargos.
O deputado estadual licenciado Aderson Lago (PSDB), que assumiu ontem a chefia do Gabinete Civil, foi escolhido entre os empossados para fazer o pronunciamento em nome dos 30 integrantes da equipe de governo. Em seu discurso, Aderson destacou trechos dos discursos proferidos pelo governador nas cerimônias de posse na Assembléia Legislativa e na transferência da faixa na Praça Maria Aragão.

PLURALIDADE
Na solenidade de ontem, mais uma vez o governador afirmou sua disposição em instalar um governo marcado pela pluralidade, levando as ações da administração ao atendimento do conjunto da população. Reafirmou sua intenção de instalar no estado a cultura de gestão democrática de sua gestão na Prefeitura de São Luís.
O governador também reiterou que a sabedoria e consciência de governar para todos são condições fundamentais para o sucesso do governo. Para isso pretende ouvir, ouvir e ouvir. Jackson chamou a atenção do secretariado para o entendimento de que a participação popular é indispensável. O estímulo às organizações e o surgimento de conselhos são tomados de grande importância para o controle social.
Segundo a visão do novo governador do Maranhão, o coletivo representado pela população através das suas organizações é bem maior que o secretariado do governo. Essa convicção, Jackson espera encontrar também no secretariado que deu posse.
Ele concluiu afirmando que junto com toda a sua equipe de governo haverá de dar resposta a boa parte dos problemas maranhenses. “Entendemos ser do nosso dever, e este está ao nosso alcance e temos certeza desde esse primeiro momento, de criar todas as condições para que a população se dê conta que o governo é transparente, é sério e se destina aos que mais necessitam”, enfatizou.
Em entrevista à imprensa, o governador disse que após definidas as prioridades na Educação, Saúde, Produção e Segurança, a equipe deve começar a trabalhar. Anunciou, porém, que a máquina somente irá começar a partir da próxima semana, devido a grandiosidade da estrutura do estado.

O NOVO GOVERNO
Nomes que compõem o primeiro escalão do governo Jackson Lago


Secretários empossados
Chefe da Casa Civil: Aderson Lago
Secretário de Planejamento: Abdelaziz Santos
Secretaria da Agricultura: Domingos Paz
Secretário de Saúde: Edmundo Gomes
Secretário de Segurança Cidadã: Eurídice Vidigal
Secretário Extraordinária do Desenvolvimento do Sul do Maranhão: Fernando Antunes
Chefe da Casa Militar: Francisco Melo
Secretário Extraordinário da Igualdade Racial: João Francisco dos Santos
Secretário de Turismo: João Martins Neto
Procurador-Geral do Estado: José Cláudio Pavão Santana
Secretário da Fazenda: José Azzolini
Secretário de Comunicação: Zeca Pinheiro
Secretário de Indústria e Comércio: Júlio Noronha
Secretária da Mulher: Lourdes Leitão Nunes Rocha
Secretário de Educação: Lourenço Vieira da Silva
Secretaria de Desenvolvimento Social: Margareth Cutrim
Corregedora-Geral: Néa Bello de Sá
Secretário de Infra-Estrutura: Ney Bello
Secretário de Meio Ambiente: Othelino Neto
Secretário de Ciência e Tecnologia: Othon Bastos
Secretário de Minas e Energia: Ricardo Ferro
Secretário de Direitos Humanos: Sálvio Dino Júnior
Secretário da Juventude: Weverton Rocha


Secretários que aguardam liberação de órgãos para tomare posse
Secretário de Cultura: Joãozinho Ribeiro
Secretário-chefe de Gabinete: Luiz Pedro de Oliveira
Secretária de Administração e Previdência: Helena Castro
Secretário de Esportes: Mauro Bezerra
Secretária de Cidades e Desenvolvimento Regional: Telma Pinheiro
Secretário do Trabalho e Economia Solidária: Terezinha Fernandes
Secretário de Articulação Política: Wilson Carvalho