Mortalidade infantil em Cuba é a menor da América Latina

Dados do Ministério de Saúde Pública cubano divulgados nesta quarta-feira (3/1) mostram que o país tem o menor índice de mortalidade infantil da América Latina. Ao longo de 2006, a média foi de 5,3 mortos para cada mil nascidos.

O número coloca Cuba em segundo lugar em todo o continente americano – atrás apenas do Canadá – e entre as 30 nações do mundo com menor índice. É o melhor resultado alcançado  por Cuba em toda sua história.



O sistema de saúde cubano é um orgulho de sua população. Trata-se de um serviço gratuito, universal e de acesso amplamente facilitado. Em algumas áreas, a medicina do país está na vanguarda mundial.



Segundo informações do governo cubano, os resultados poderiam ser melhores. O que impede os médicos do país de alcançarem marcas ainda mais significativas é o bloqueio econômico e comercial imposto pelos Estados Unidos à Ilha. Com essa política, Cuba fica impossibilitada de adquirir determinados aparelhos de alta tecnologia ou, em alguns casos, se vê obrigada a efetuar gastos muito maiores para adquiri-los.