Aldo diz a Gabeira que não é contra candidatura alternativa

O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), procurou na manhã desta segunda-feira (8/1) o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) para negar que esteja trabalhando contra uma terceira candidatura à presidência da Casa Legislativa. Por telefone, Aldo disse a

Aldo também negou a interlocutores que tenha recebido orientação do Palácio do Planalto para levar até o fim a disputa com Chinaglia, o que impediria o fortalecimento de um terceiro nome. O presidente da Câmara tem ironizado esta versão e comentado que já é a segunda que creditam ao Palácio do Planalto sem qualquer confirmação.



Um grupo suprapartidário de parlamentares se reúne hoje em São Paulo para discutir uma candidatura alternativa às de Aldo e de Arlindo Chinaglia (PT-SP). Gabeira é um dos cotados para entrar na disputa como representante dos deputados insatisfeitos com a dupla candidatura da base aliada do governo.



Apesar de ser um dos cotados, Gabeira descartou nesta segunda-feira que possa ser o concorrente da chamada terceira via. “No contexto de uma candidatura para ser vitoriosa, o meu nome não é indicado. Eu não sou muito popular hoje entre alguns setores dos deputados”, disse.



Ainda de acordo com Gabeira, há disposição no grupo para que esse terceiro nome seja buscado entre partidos da base do governo, como PT e PMDB. Ele estima que um candidato alternativo possa contar com o apoio inicial de 150 deputados.


Da redação, com agências