Cabral pede ajuda ao governo federal para as vítimas da chuva

O governador do Rio, Sérgio Cabral, anunciou que vai pedir. ao governo federal, a liberação de recursos para ajudar a reconstruir as cidades atingidas pela chuva no estado.

A chuva que cai sobre o Rio desde o dia 31 de dezembro matou 26 pessoas e fez com que 12 cidades decretassem situação de emergência.


 


O governador do Rio, Sérgio Cabral, anunciou que vai pedir ao governo federal a liberação de recursos para ajudar a reconstruir as cidades atingidas pelas chuvas no estado.


 


Ouça um trecho da coletiva onde o anúncio foi feito, em Nova Friburgo, no final da tarde deste domingo (7).


 


Cabral foi de helicóptero para Nova Friburgo, na Região Serrana, onde se reuniu, com os 19 prefeitos das cidades mais atingidas pelas enchentes provocadas pela chuva que cai há mais de uma semana. Só em Nova Friburgo, 11 pessoas morreram em conseqüência da chuva.


 


Cabral chegou à cidade acompanhado pelo ministro da Integração Nacional, Pedro Brito, e do secretário nacional de Defesa Civil, Jorge Pimentel. Eles discutem medidas de emergência para ajudar a população atingida pelos temporais e avaliam a necessidade de decretar estado de calamidade pública nos locais mais prejudicados. A chuva atingiu principalmente a região Serrana do estado desde o dia 31 de dezembro.


 


Pedro Brito informou que o presidente Lula está bastante receptivo ao pedido de ajuda e que um levantamento dos danos nas estradas e nos municípios será feito para auxiliar na liberação de dinheiro.


 


No meio da tarde de domingo (7), uma forte pancada de chuva caiu sobre a cidade do Rio. O temporal diminuiu mas ainda chove moderamente, especialmente na Ilha do Governador, no subúrbio, de acordo com o sistema Alerta Rio da prefeitura. A Geo-Rio está em alerta pela possibilidade de chuvas moderadas a fortes nas próximas horas.


 


A previsão do tempo é de mais chuva para o domingo (7) e a segunda-feira (8).


 


Na manhã deste domingo (7), o Corpo de Bombeiros de Campos, no Norte Fluminense, encontrou o corpo do menino Matheus Guedes de Oliveira, de quatro anos. Ele tinha sido arrastado pela correnteza do rio Paraíba do Sul na sexta-feira (5) e estava desaparecido desde então. O corpo de uma mulher também foi encontrado na cidade. A morte da criança e da mulher aida não entraram nas estatísticas oficiais da Defesa Civil Estadual.


 


Segundo informações da Defesa Civil Estadual, divulgadas no início da tarde deste domingo (7), o número de municípios em situação de emergência já chega a 12. Duas Barras e Cantagalo, ambos na região Serrana, também decretaram situação de emergência.


 


Além destes, os outros são: Araruama (região dos Lagos); Cardoso Moreira, São Francisco do Itabapoana, São Fidélis e Campos, no Norte Fluminense; Nova Friburgo, Carmo, Cordeiro, São José do Vale do Rio Preto e Sumidouro, todas na região Serrana. Nova Friburgo é a cidade mais castigada pela chuva.


 


A situação de emergência é um recurso usado pelas prefeituras para agilizar a liberação de recursos que irão ajudar na recuperação dos estragos.


 


Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, a BR-101, uma das principais rodovias do país, continua interditada na altura do município de Campos, impedindo o acesso ao Espírito Santo. A alternativa é seguir pela RJ-116, ou passar pelos municípios de Conceição de Macabu e cortar as cidades de Trajano de Moraes, Macuco, Itaocara, Santo Antônio de Pádua e Bom Jesus de Itabapoana, chegando ao Espírito Santo.


 


Estado tem mais de 12 mil pessoas fora de suas casas


 



Segundo a Defesa Civil Estadual, 26 pessoas morreram por causa da chuva no estado. Onze pessoas ficaram feridas, 6.473 pessoas estão desalojadas e 5.718, desabrigadas.


 


Fonte: G1