Economia solidária na atividade de artesanato é ressaltada pela nova diretora do Instituto Mauá

Tomou posse nesta segunda-feira (8/1), em Salvador, a Diretora Geral do Instituto de Artesanato Visconde de Mauá, Emília Costa Almeida. O Instituto cuida do fomento, promoção, preservação e da abertur

Na presença de artesãos, funcionários, parlamentares,integrantes do governo Wagner e de dirigentes de partidos políticos, o secretário de Governo Nilton Vasconcelos deu posse à nova diretora do Instituto que logo no início do seu discurso  disse que se sentia honrada de assumir a função tendo a confiança do PCdoB e do governador Jacques Wagner.


 


Emília Almeida sintetizou algumas linhas  que nortearão a sua gestão à frente do Instituto. “O incentivo ao cooperativismo na atividade do artesanato, vinculado às iniciativas relacionadas à economia solidária, é uma importante iniciativa que será desenvolvida em concordância com o esforço do Governo por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda”. A nova diretora também se referiu à importância de iniciativas no campo da preservação da memória do artesanato que tem valor cultural e histórico.


 


O Instituto Mauá  está incluso no Programa de Artesanato Brasileiro do Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior, que implementa ações de valorização do artesão elevando o seu nível cultural, social e econômico em parceria com as Coordenações Estaduais de Artesanato dos 26 estados e do Distrito Federal. Na Bahia, as ações do Mauá estão voltadas ao contingente de mais de 350 mil artesãos, em sua ampla maioria composto de mulheres.