Pela primeira vez, Brasil forma 10 mil doutores em um ano

Em 2006, pela primeira vez na história, o Brasil atingiu a meta de formar 10 mil doutores e 40 mil mestres por ano. Os dados, da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), demonstram ainda que existem 2.400 brasileiros com bolsas

No ano passado, 10.868 bolsistas de doutorado e 15.646 de mestrado contaram com o apoio da Capes, o que representa um aumento de 33% e de 32%, respectivamente, sobre os números de 2001.



Uma das metas estabelecidas pelo PNPG 2005-2010 (Plano Nacional de Pós-Graduação), documento que integra o Plano de Governo do presidente Lula, é a formação de 16 mil doutores/ano a partir de 2010.



A experiência da Capes na avaliação dos cursos de pós-graduação poderá trazer, a partir de 2007, uma maior qualificação também para o ensino básico. O Ministério da Educação apresentou uma exposição de motivos, já aceita pelo presidente, que atribui à agência a responsabilidade pela qualificação dos professores do ensino básico. O projeto de lei foi encaminhado ao Congresso Nacional.



É a primeira vez que o governo federal assume a responsabilidade pela qualificação de professores do setor, já que a Constituição Federal estabelece que essa missão deve ser dos estados e municípios.



Fonte: Ministério da Educação