Norte-americanos rejeitam aumento de tropas no Iraque

Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (12/1) pela rede de TV CNN diz que 66% dos norte-americanos se opõem ao plano do presidente George W. Bush de aumentar o número de tropas no Iraque.

Em discurso ao país, Bush anunciou na última quarta-feira que nas próximas semanas enviará mais 20.000 soldados ao Iraque, onde atualmente já estão mobilizados cerca de 132.000 militares dos EUA.



Bush disse que esta medida é a melhor garantia para superar os problemas de violência sectária que atingem o Governo do primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, e de conseguir o triunfo final no conflito.



No entanto, o instituto “Opinion Research Corp.”, que realizou a pesquisa para a CNN, disse que dois terços dos 1.093 indivíduos entrevistados não estão de acordo com este aumento de contingente e afirmaram que Bush ainda precisa de um plano de ação claro para o Iraque.



Apenas 32% disseram que concordam com uma escalada militar do conflito, segundo a rede de TV. A metade dos que responderam a consulta “se opõe energicamente” a enviar mais tropas, enquanto 16 % disseram que “se opõe moderadamente”.



Apenas 19% afirmaram que “apóiam energicamente” o envio de tropas e 13% disseram que “apóiam de forma moderada” a idéia.



Ao serem perguntados se acreditam que um número maior de soldados ajudará os EUA a concretizarem seus objetivos no Iraque, 48% dos perguntados responderam que isto não acontecerá.



Já 31% disseram que a medida contribuirá para cumprir as metas estabelecidas, enquanto 18% afirmaram que agora existem menos possibilidades de os Estados Unidos alcançarem seus propósitos.



Por outro lado, 63% afirmaram que neste momento Bush precisa de um plano para o Iraque e 35% disseram que sim.



A pesquisa de opinião, realizada 24 horas após o discurso presidencial, tem uma margem de erro de mais ou menos 3 pontos percentuais, segundo a rede de TV.



Da redação, com agências