Indira Amaral (PCdoB/SE) assume a presidência da TV Aperipê

Indira Amaral assumiu hoje a presidência da Fundação Aperipê, e se torna a primeira comunista a assumir a direção de uma TV pública em Sergipe.

Foi empossada hoje, às 11h, para assumir a presidência da Fundação Aperipê-FUNDAP, que engloba a TV pública e as emissoras AM e FM estaduais, a dirigente comunista Indira Amaral. O decreto foi assinado pelo Governador Marcelo Déda (PT), em uma solenidade ocorrida no auditório da FUNDAP, que contou com a presença de Secretários estaduais e do município de Aracaju, Deputados, Vereadores e dirigentes do PCdoB, além do Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB).


Como missões principais, Indira vai trabalhar para devolver ao Sistema de Comunicação Aperipê o tripé de sustentação determinado pelo governador: a disseminação da educação, a fomentação da produção cultural de Sergipe e o estabelecimento de um forte canal de comunicação entre o Estado e os sergipanos.



“A geração que assume os destinos de Sergipe agora tem a missão de reconstruir o Estado. Os desafios são muitos, mas maior ainda é a vontade de enfrentá-los e vencê-los. Toda a minha energia e capacidade de trabalho serão para integrar a educação, a cultura e a comunicação sergipanas para irradiar a partir do Sistema Aperipê o que há de melhor aqui. Estou muito convicta da minha responsabilidade para fazer da Aperipê a representação maior desse vasto mar de idéias que fervilha em todos os cantos do nosso Estado”, resume Indira Amaral.



Ela ainda ressaltou sua origem no movimento estudantil, no início dos anos 90, e afirmou que foi a base de sua formação profissional e política e disse que se não fosse a sua presença nas manifestações naquele período, dificilmente estaria sendo empossada. “Agradeço ao meu partido, o PCdoB, por ter me ensinado muita coisa”, disse a mais nova presidente da FUNDAP.



Em seu discurso, Déda afirmou que “A Fundação Aperipê é prioridade no meu governo, porque eu acredito que ela tem um imenso potencial de servir ao povo e inaugurar um novo momento em Sergipe pela via da comunicação. Eu busquei currículos no Brasil inteiro e percebi que a pessoa de quem precisava estava bem aqui. Indira tem uma militância de esquerda, especialmente no campo da cultura, e representa um novo olhar sobre a comunicação na medida em que incorpora o que há de mais moderno na valorização de produções alternativas e no mundo audiovisual”.



Formada em Radialismo e Televisão pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Indira estudou Edição de Vídeo na Escola de Comunicação e Artes do Senac em São Paulo, é editora da Revista ImagineSE, que aborda temas relacionados ao audiovisual e à cultura sergipana, além de coordenadora geral do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPD). Iniciou sua militância política no movimento estudantil secundarista e deu continuidade na universidade, onde chegou a ser dirigente da União Nacional dos Estudantes-UNE (1997-1999). Ela foi também Coordenadora Estadual da UJS e atualmente é membro da direção estadual do PCdoB.


 


Com agências