Medalhas de Saddam aparecem em museu sul-africano

No museu de um arborizado subúrbio de Johanesburgo, na África do Sul, medalhas registrando as “gloriosas vitórias” de Saddam Hussein podem ser encontradas – e apenas duas semanas após o controverso enforcamento do ex-ditador.

Distintivos e fotografias chegaram à instituição por meio do coronel William Endley – um ex-oficial do Exército sul-africano -, que apareceu no Iraque após a guerra de 2003. Não está claro como Endley recolheu as medalhas.


 


Depois que Saddam foi deposto, seus palácios foram invadidos e saqueados. Alguns de seus bens reapareceram em mercados. O curador do museu, Allan Sinclair, disse que poucas pessoas visitaram a exposição desde que ela abriu, há uma semana.


 


Uma pequena caixa de vidro, ao lado de aviões de combate da Primeira Guerra Mundial, oferece um vislumbre do Iraque de Saddam. Medalhas louvam sua “Mãe de Todas as Batalhas” no Kuweit e “A Medalha por Esmagar a Rebelião Curda”, uma ofensiva relembrada por testemunhas durante o seu julgamento de Saddam por acusações de genocídio.


 


As medalhas não se limitam a “conquistas” militares. Algumas foram dadas para os funcionários de uma refinaria de petróleo. Outra foi presenteada a uma fábrica de cimento.