Empossada a nova direção da OAB/Ce
Em seu discurso, o reempossado presidente da OAB-Ceará, Hélio Leitão, relembrou a campanha “difamatória” de que foi vítima no processo eleitoral da entidade, mas alegou que o momento agora é de superação das rivalidades.
Publicado 20/01/2007 15:49 | Editado 04/03/2020 16:37
O advogado Hélio Leitão tomou posse, ontem, no Centro de Convenções, em Fortaleza, no segundo mandato com presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). Leitão foi reconduzido ao cargo com 3.484 votos, o equivalente a 58,4% do total. Alberto Fernandes, principal opositor do presidente reeleito, obteve 2.292 votos, equivalente a 38,42% dos votos. Foram ainda 54 votos brancos (0,91%) e 136 votos nulos (2,28%).
Durante o discurso de posse, que contou com a presença do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Antonio Busato, Leitão agradeceu o apoio, a vitória nas urnas na capital e no interior e ainda fez um balanço da primeira gestão no comando da entidade. Mas o tom do discurso também foi de desabafo. “Fui vítima de sórdida campanha difamatória. A última campanha foi a mais 'baixa' da Ordem”, declarou.
Apesar das palavras de revolta do advogado, seu discurso também expressou apelo por união. “O momento agora é de superação de antagonismos e rivalidades. Todos estão indistintamente chamados a participar da luta por uma OAB melhor”. Mas voltou a endurecer o discurso quando falou dos novos membros eleitos, em sua chapa, para o comando da Caixa de Assistência da Ordem. “Agora, não há mais espaço para barganha política”, criticou.
Para os próximos três anos de mandato, os planos de Hélio Leitão são de continuar os trabalhos desenvolvidos durante a primeira gestão. “Queremos democratizar a OAB, abrindo as portas para os jovens advogados, queremos abrir novas frentes de luta e vamos cuidar da defesa intransigente das prerrogativas profissionais e do prestígio da advocacia”, ressaltou.
Durante a solenidade foram também empossados os outros membros da diretoria da entidade, os conselheiros estaduais titulares e suplentes, conselheiros federais titulares e suplentes e os titulares e suplentes da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará. Entre os novos conselheiros estão Jane Eire, advogada trabalhista, e João Ricardo, defensor público, há muito tempo dedicados a defender os direitos do povo e filiados ao PCdoB.
Para a sociedade, Hélio prometeu combater sem trégua a morosidade processual, e para os colegas, concluiu o discurso com uma convocação: “Ao trabalho colegas, pelo bem da advocacia e da gloriosa Ordem dos Advogados do Brasil”.
Fonte: O Povo