Estudantes levam posição ao Governador de SC sobre Ciência & Tecnologia

A União Catarinense dos Estudantes (UCE) quer a Fundação da Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (FAPESC) vinculada ao Gabinete de Luis Henrique. Segundo o presidente da entidade, Tiago Andrino, os estudantes preparam um movimento para fortalecer a Fund

As lideranças estudantis da UCE e da Associação Nacional dos Pós-graduandos (ANPG) procuraram o diretor-presidente da FAPESC, Professor Diomário Queiróz e o Governdor do Estado, Luis Henrique da Silveira para apresentar as propostas dos estudantes. Segundo João Braga, diretor de Universidades Públicas, a UCE está atenta ao processo de reforma administrativa. ” É um momento de diálogo que deve nos levar a avanços, sendo que vincular a FAPESC ao Gabinete do Governador pode ser um avanço significativo, a medida em que valoriza e fortalece seu papel propulsor e pujante no desenvolvimento de Santa Catarina, visto que esta medida dará mais agilidade e dinamismo para as ações transversais que a Ciência, Tecnologia e Inovação realizam.


 


 


A UCE encaminhou carta a Luis Henrique avaliando os desafios nesta área e enaltecendo a indicação de Diomário para dirigir a FAPESC. Na carta a UCE destaca que Diomário Queiróz, que já foi Reitor da UFSC e UDESC e Secretário de Educação, possui “pensamentos avançados e estratégicos e, com nobre espírito público, saberá conduzir os relevantes assuntos de interesse da comunidade científica em particular e da sociedade em geral”.


 


 


Leia integra da carta da UCE, que vai assinada pelo presidente da entidade, Tiago Andrino e pelo vice-presidente da Associação de Pós-graduandos (ANPG) Antônio Lopes. Acompanhe:



 


A União Catarinense dos Estudantes (UCE) há mais de 50 anos representa o sentimento e materializa as expectativas e interesses da sociedade catarinense. Em sua história, sempre que foi chamada, jogou papel importante em momentos decisivos para o progresso e desenvolvimento social.



 


 


No momento em que o Governo de Santa Catarina inicia mais uma vez um processo de reforma administrativa, os estudantes aproveitam esta oportunidade para dar a sua contribuição no debate acerca da produção de conhecimento – ciência & tecnologia e inovação.   



 


 


Está colocada a necessidade de fortalecimento do Sistema de C&T para assegurar no nosso Estado os recordes em captação de recursos de editais da Finep/MCT; manter a consolidada presença da atual Rede de Universidades e Institutos de excelência; ampliar as importantes premiações de incubadoras e empresas de base tecnológica; fortalecer a presença de Empresas inovadoras e exportadoras com destaque e liderança nacional e internacional em nosso estado, entre outras.



 


 


Na qualidade de representante de um setor de grande importância para os desafios acima mencionados, a UCE em conjunto com a Associação Nacional de Pós Graduandos (ANPG) vem através desta carta expressar a necessidade de assegurar a FAPESC as devidas condições para cumprir seu propósito de promover o desenvolvimento Científico e Tecnológico no Estado de Santa Catarina através do fomento à pesquisa e da interação, em todos os níveis, das instituições científicas, dos complexos produtivos, do governo e da sociedade. Para tal missão faz-se necessária a vinculação da FAPESC diretamente ao Gabinete do Governador e nesta qualidade, assegurar a transversalidade de suas ações, e o cumprimento de suas obrigações constitucionais.          



 


 


Cabe registrar com satisfação a indicação do Professor Diomário Queiroz, que conduz a luz dos pensamentos mais avançados e estratégicos e, com nobre espírito público, os relevantes assuntos de interesse da comunidade científica em particular e da sociedade em geral.



 


 


Guardamos a sincera expectativa de que as posições de defesa e fortalecimento do sistema de C&T, presente no seu plano de governo, possam materializar-se em ações e decisões de governo que caminhem para a realização de uma política de Estado para esta área.


 


 


 



 


De Florianópolis


Vinícius Puhl