Jovens socialistas de Alagoas definem agenda para UJS local
Por Ticiane Alvares, de Maceió
Além de discutir a nova direção e preparar os próximos passos da entidade no estado, reunião realizada dia 22 lançou a campanha “Violência contra Mulher. A juventude não aceita, denuncia!”.
Publicado 22/01/2007 20:09
O dia 22 de janeiro foi especial para a juventude socialista de Alagoas. Reunidos no auditório do CEFET, em Maceió, jovens da capital e do interior do estado realizaram importante plenária estadual em que definiram novos rumos para a UJS.
A discussão girou em torno de questões como conjuntura nacional e estadual, reformulação da política de formação e de finanças, criação de novos canais de comunicação, assim como a ampliação da atuação da UJS para diversas frentes como a de Jovens Mulheres, Jovens Trabalhadores, Hip Hop e demais movimentos culturais. Discutiu-se também a participação da UJS no movimento de bairro, tendo inclusive sido anunciadas candidaturas para Conselhos Tutelares em Viçosa e Maceió.
Segundo Jonas Cavalcante, eleito secretário estadual de organização, “A atuação da UJS nas diversas frentes é importante, pois hoje estamos mais concentrados no Movimento Estudantil, mas as questões referentes à juventude estão em todo lugar”.
Durante a plenária, realizou-se o lançamento da campanha “Violência contra Mulher. A juventude não aceita, denuncia!” e a fundação do Coletivo Maria Yvone Loureiro, que servirá para a organização das jovens socialistas de todo o estado e cujas primeiras tarefas serão a divulgação da campanha e a formação dos núcleos de Jovens Mulheres nos municípios alagoanos.
O debate resultou na aprovação do documento que foi chamado de “Novo Projeto Político para a UJS Alagoas”, o qual traz as diretrizes para atuação da Direção Estadual e condensa a política dos jovens socialistas de Alagoas.
Por fim, a plenária elegeu a direção estadual provisória, que se encarregará de realizar um novo congresso estadual. “O afastamento de alguns membros da direção estadual traz a necessidade de realizarmos um novo congresso, ao passo que nos abre novas possibilidades. Agora só pensamos em crescer” comenta Leonel, eleito para compor a nova direção.
A plenária estadual da UJS foi precedida pelo Seminário de Juventude do PCdoB, realizado no dia 20, que contou com a contribuição de Eduardo Bomfim, membro da direção estadual do partido, e do camarada Fábio Palácio, integrante da Secretaria de Juventude do Comitê Central e presidente do CEMJ. O seminário tratou de questões como o Socialismo no Brasil, a história de luta da juventude, organização juvenil e a UJS e culminou com a formação dos grupos de discussão, com grande participação dos integrantes da UJS.
A nova direção provisória da UJS de Alagoas é formada por Mirelly Câmara (Presidente); Jonas Cavalcante (Secretário Geral e de Organização); Renan Amorim; Leonel Leite Barros; Maria Lucyelma da Silva; Carlos Henrique Cabral e Sergiana Vieira