Cid Gomes convoca Assembléia para votar reforma administrativa

O governador do Ceará, Cid Gomes, entregou no final da manhã desta terça-feira (23), pessoalmente, ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Marcos Cals, futuro secretário de Justiça, a mensagem de reforma administrativa. Para votar a reforma, o g

A proposta do governo do Estado reduz as despesas com pessoal e com a máquina administrativa. As secretarias do Trabalho e Empreendedorismo e da Ação Social vão ser a partir de 1º de fevereiro uma única pasta: Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. O mesmo vai acontecer com as secretarias da Ouvidoria e Controladoria, e Administração e Planejamento. A reforma promete economizar R$ 60 milhões dos cofres públicos.


 



Outra mudança é a extinção da Secretaria da Inclusão e Mobilização Social e a mudança de nome de algumas pastas. A Secretaria de Desenvolvimento Local e Regional passa a se chamar Secretaria das Cidades e a de Governo passa a se chamar Casa Civil. Além disso, as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente passam a ser conselhos estaduais. O governo pretende reduzir o número de terceirizados e realizar concurso público.


 



A proposta de refora administrativa vai ser debatida em audiência pública na próxima quinta-feira (25), na Assembléia Legislativa. A expectativa é de que a proposta esteja aprovada até o dia 31 de janeiro, um dia antes da posse dos novos deputados estaduais.


 



A convocação extraordinária vai servir para saber como será a relação do PSDB com o governo Cid Gomes. O presidente regional do partido, Orlando Facó, fala em apoio ao governo, mas com independência.


 



Outra proposta que vai ser apreciada é uma autorização para que o governo seja instalado uma vez por mês no interior do Estado. As primeiras regiões que vão ser contempladas são o centro sul e a região do Cariri.


 


Fonte: Portal Verdes Mares