Militares venezuelanos vão construir estrada na Nicarágua

O Exército venezuelano ajudará a Nicarágua a construir uma rodovia para dar acesso ao pantanoso litoral caribenho do país centro-americano, refletindo a nova proximidade política entre os dois governos.

O ministro nicaragüense dos Transportes, Pablo Fernando Martinez, disse ao “El Nuevo Diario” que um general venezuelano esteve em Manágua há duas semanas para discutir o plano de construir 500 quilômetros de estrada a um custo de US$ 350 milhões.



Segundo ele, a estrada entre Puerto Cabezas e Rio Blanco será feita “pelo Exército venezuelano, junto com o Exército nicaragüense e, na medida do possível, com o ministério”. A ajuda venezuelana será gratuita, segundo ele.



O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ganhou mais um aliado na América Latina com a eleição do ex-revolucionário Daniel Ortega para a presidência da Nicarágua, na eleição de novembro.



A Venezuela já manda combustível e fertilizante para a Nicarágua, e Chávez prometeu construir uma refinaria no país, que aderiu à aliança de esquerda formada por Cuba, Venezuela e Bolívia logo após a posse de Ortega, no dia 10.



O ministro disse que a ajuda técnica militar é necessária devido ao terreno baixo e inundável, numa região onde a estação chuvosa dura até dez meses por ano.



Da redação, com agências