PSDB opta por Fruet em 5 minutos e por unanimidade

O PSDB decidiu por aclamação apoiar a candidatura de seu correligionário Gustavo Fruet (PR) para a presidência da Câmara. A reunião fechada na tarde desta terça-feira durou apenas 5 minutos e teve a presença de 45 dos 63 parlamentares da bancada tucana. O

A reunião a portas fechadas em um dos auditórios da Câmara prossegue, agora para escolher o novo líder da bancada, que deve ser o deputado paulista Antônio Carlos Pannunzio. Os tucanos discutem também estratégias para a campanha de Fruet. A eleição é no dia 1º de fevereiro, e os parlamentares têm pouco tempo para pedir votos.



O tucano foi lançado na semana passada pelo grupo da “terceira via”, que reúne deputados de PSB, PPS, PV e do próprio PSDB. O deputado havia condicionado sua candidatura a um apoio do PSDB, que chegou a anunciar aliança com a candidatura do petista Arlindo Chinaglia (SP).



Fruet conseguiu unificar o partido e garantiu o apoio da bancada como forma de recuar do apoio a Chinaglia, que provocou fortes reações internas. Mas não estavam na reunião 18 dos 63 deputados que o PSDB terá a partir de fevereiro. Os eleitos pelos tucanos em outubro eram 66, mas três já anunciaram que deixam o partido: Átila Lira, Armando Abilio e Vicente Alves.



Da redação, com agências