5ª Bienal da UNE deve reunir 10 mil jovens

O bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, abriga a 5ª Bienal de Arte, Ciência e Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE) a partir deste sábado (27/01). Com o formato de um grande festival universitário – o maior da América Latina -, o evento acontece até

O encontro também comemorará os 70 anos que a UNE completa no dia 11 de agosto. A expectativa da organização é que cerca de 200 ônibus devam chegar à capital fluminense para a bienal. Estudantes de vários estados brasileiros como Acre, Amazônia, Pará e Bahia já têm caravanas confirmadas.


 


Estão previstos debates, shows, espetáculos de teatro e dança, mostras de cinema e artes visuais, lançamentos de livros, oficinas e manifestações de rua. Já estão confirmadas as presenças do escritor angolano Ondjaki, do ator Milton Gonçalves, dos músicos Naná Vasconcellos e Martinho da Vila, e dos ministros Gilberto Gil (Cultura), Fernando Haddad (Educação) e Orlando Silva (Esporte), entre outros.


 


Influências africanas
Tendo como tema “Brasil-África: um rio chamado Atlântico”, o encontro é aberto ao público. O credenciamento pode ser feito no site da UNE ou, a partir de sábado, na Fundição Progresso. A taxa de inscrição – que dá acesso a todas as atividades da bienal – é de R$ 50 (com alojamento) e R$ 30 (sem alojamento).


 


Segundo a organização da bienal, o tema foi inspirado na obra de Alberto da Costa e Silva, diplomata e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras. Com isso, pretende despertar a reflexão dos estudantes sobre a influência africana na formação da cultura popular brasileira.


 


Leia também: Bienal da UNE terá Martinho da Vila, Boal e Jorge Mautner