Equador: Ministra da Defesa e filha morrem em acidente áereo

Um choque entre dois helicópteros matou nesta quarta-feira (24/01) a ministra da Defesa do Equador, Guadalupe Larriva, próximo ao aeroporto da cidade de Manta, no litoral equatoriano. Outras seis pessoas morreram no acidente: a filha da ministra, que esta

Segundo relatório da Força Aérea Equatoriana citado pelo vice-presidente Lenin Moreno, o acidente foi provocado aparentemente por “uma manobra errada”, que provocou o choque entre as aeronaves. O texto indica que um dos helicópteros levava a ministra com dois tripulantes. No outro estava a filha de Larriva, Claudia Avila, com os outros oficiais.


 


“Estamos profundamente consternados, da mesma forma que todo o povo equatoriano, pela perda de uma mulher extraordinária”, disse Moreno, visivelmente abalado. Para ele, a morte da colega foi “uma perda irreparável”. Ele lembrou que Larriva foi a primeira mulher e a primeira socialista a ocupar o cargo. O vice-presidente anunciou a criação de uma comissão para investigar o caso e determinar as causas.


 


O presidente do Equador, Rafael Correa, afirmou que seu país vive um momento “muito difícil”. “Só peço ao povo equatoriano que reze pela ministra, pela sua filha e pelos pilotos”, disse. Nesta quinta-feira, em Quito, haverá uma cerimônia fúnebre com honras militares em memória da ministra. Depois, o corpo será levado a Cuenca, sua cidade natal.