Jandira assumirá secretaria em Niterói
A pasta, entre outras atribuições, vai dirigir o consórcio de 11 municípios que coordenará a instalação do Pólo Petroquímico de Itaboraí. Em entrevista exclusiva ao Alerta Rio Jandira fala sobre esse novo desafio, além de comentar o PAC, a eleição para
Publicado 26/01/2007 19:24 | Editado 04/03/2020 17:06
Após o término do mandato de deputada federal, Jandira Feghali (PCdoB) assumirá, no dia 1º de fevereiro, uma secretaria executiva na Prefeitura de Niterói, governada por Godofredo Pinto (PT). Jandira estará à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Trabalho, Aqüicultura e Pesca.
Alerta Rio – Como você encara o desafio de assumir essa importante secretaria em Niterói?
Jandira – É um importante cargo em uma cidade onde fui uma das mais votadas nas três últimas eleições. Também é um local que reúne uma forte indústria naval e projetos de ciência e tecnologia. Além disso, a secretaria vai dirigir o consórcio de 11 municípios que coordenará a instalação do Pólo Petroquímico de Itaboraí.
Alerta Rio – Você já definiu quais serão os principais projetos e ações de sua gestão?
Jandira – Primeiro a instalação do Pólo Petroquímico e tudo que envolve a estrutura da região. Também há projetos de habitação, saneamento e qualificação profissional, que terão verbas do Banco Mundial na ordem de 52 milhões de dólares, além da revitalização do centro de Niterói. Além disso, vamos fazer mais articulações com a indústria naval, que tem uma grande importância para a cidade. Vamos implantar também o programa ''Cidade Digital'' com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia. Niterói possui 70 comunidades carentes. Nós vamos investir na geração de emprego, incubadoras de empresa e micro-crédito.
Alerta Rio – Seu nome é cotado por todas as forças políticas como uma forte candidata à prefeitura do Rio em 2008. Esta tarefa em Niterói significa uma mudança de rumo?
Jandira – Para o PCdoB a minha ida para Niterói é parte de um empenho para dirigir projetos importantes. Entretanto o Partido não abriu mão do projeto prioritário que é disputar a prefeitura do Rio.
Alerta Rio – Como você está vendo a sucessão da presidência da Câmara?
Jandira – A eleição do Aldo é muito importante para o PCdoB e o Partido tem tido uma postura correta nesta disputa, contra o hegemonismo do PT. Aldo tem conduzido com altivez a presidência da Câmara. Vejo com grande alegria o fortalecimento da candidatura do Aldo e acredito que sua vitória vai demarcar um novo tempo para o PCdoB.
Alerta Rio – O que você achou do PAC apresentado pelo governo federal, em relação ao Rio de Janeiro?
Jandira – O Pólo Petroquímico é o principal projeto, porém faltou a inclusão de Angra 3 e a Linha 3 do metrô. Também falta para o Rio de Janeiro uma visão de transporte público que priorize as áreas mais carentes. A prioridade deve ser levar o metrô para a Zona Oeste, Leopoldina e Baixada Fluminense. É preciso também que os juros baixem e que as estatais federais sejam liberadas para mais investimentos.
Alerta Rio – No último sábado você estreou o programa ''Olho no olho'', na Rede TV, como foi essa experiência e quais os próximos temas que o programa abordará?
Jandira – É um projeto que está no começo que vamos consolidar, mas que a esquerda presta pouca atenção. Apresentar um programa é um aprendizado difícil, mas aos poucos vamos aprendendo. É um espaço também para reflexão de importantes temas. O segundo programa tratará da questão da segurança pública e o terceiro do PAC.