Nicarágua não deixará de pagar dívidas, mas quer renegociar

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, disse na sexta-feira (26/01) que não vai suspender o pagamento da dívida pública, mas também sugeriu que deverá tentar pressionar pela renegociação dos débitos do país.

Ortega, um ex-revolucionário marxista que liderou a Nicarágua nos anos 80 e voltou ao poder neste mês, disse que seu governo pagaria com relutância US$ 100 milhões em dívidas domésticas em fevereiro já que era muito tarde para renegociá-las.


 


“Como é terrível ter que honrar este pagamento, mas nós teremos, porque é um compromisso do estado nicaraguense”, disse ele a diplomatas estrangeiros, acrescentando que o dinheiro seria melhor aproveitado na melhoria de hospitais e na compra de medicamentos.


 


“Nós queríamos que houvesse tempo para abrir negociações, para renegociar, mas o tempo acabou”, afirmou. Seus comentários sugeriram que ele deverá tentar renegociar outras dívidas, mas Ortega afirmou que seu governo não dará o calote. “O governo declara seu compromisso em honrar todas as dívidas do estado”, ele disse.


 


Sandinismo


No anos 80, o governo sandinista de Ortega travou uma guerra civil brutal com os Contras, que eram apoiados pelos Estados Unidos. O retorno de Ortega ao poder após a vitória nas eleições em novembro coloca a Nicarágua no grupo de esquerda liderado pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez.


 


Outro aliado de Chávez é o novo presidente do Equador, Rafael Correa, que quer a renegociação de todas as dívidas do país e deixou investidores temerosos de que irá simplesmente deixar de pagar suas obrigações.


 


A Nicarágua disse nesta semana que o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) poderá em breve perdoar metade de uma dívida de mais de 1,5 bilhão de dólares que o país tem com o financiador regional.


 


Mas Ortega disse que a Nicarágua, o segundo país mais pobre das Américas, precisa de muito mais: “Isso não é o suficiente. Era um débito impagável. Eles estão perdoando o que era impagável”.


 


Títulos de compensação


Os 100 milhões de dólares de dívida doméstica que Ortega prometeu pagar em 1º de fevereiro é referente aos chamados títulos de compensação para fazendas e outros bens que foram tomados durante seu primeiro governo sandinista, após tomar o poder na revolução de 1979.


 


Ortega foi derrubado nas eleições de 1990 e derrotado em outras duas disputas presidenciais antes de finalmente retornar ao poder na eleição de novembro do ano passado.