Público expressivo na abertura do Congresso Árabe Palestino em Porto Alegre

O 9º Congresso das Comunidades e Entidades Árabe Palestino Brasileiras abriu seus trabalhos na noite desta sexta-feira (26) no Hotel Continental, em Porto Alegre.

O evento contou com a presença da embaixadora palestina no Brasil, Mayada Bamie, do presidente licenciado da Confederação Árabe Palestino Brasileira (COPAL) e embaixador palestino da Argentina, Farid Suwwan, do presidente da Confederação Palestina da América Latina e Caribe, Hasan El-Emleh, do presidente interino da COPAL e presidente executivo do Congresso, Elayyan Alladin, do embaixador da Liga dos Estados Árabes do Brasil, Mahmud El Souri, do embaixador Cláudio César Rodrigues do Nascimento, representando o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, da secretária adjunta da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Maria do Carmo da Silva, representando a ministra Matilde Ribeiro, do secretário chefe da Casa Civil do Governo do Estado do RS, Luiz Fernando Záchia, e do deputado estadual Estilac Xavier, representando a presidência da Assembléia Legislativa do RS.


 


Durante a cerimônia de abertura, uma mensagem do presidente Luís Inácio Lula da Silva foi lida para o público. Na carta o presidente desejava sucesso ao Congresso, ressaltava o empenho do governo federal em apoiar a causa palestina e a importância da luta pacífica na região. Em seus discursos, as autoridades foram unânimes no chamamento a uma nova organização das comunidades árabe palestinas no Brasil, destacando a força e a união características desse povo. “O nosso objetivo maior é o fortalecimento da nossa comunidade. Vamos buscar a união de todos por uma única causa: a liberdade da Palestina”, afirmou o presidente executivo do Congresso, Elayyan Alladin. Já o presidente licenciado da COPAL, Farid Suwwan, ressaltou a importância do respeito ao direito do outro, da esperança e da persistência na luta pela paz e pela liberdade palestina. O discurso da embaixadora Mayada Bamie encerrou os pronunciamentos da noite. Mayada pediu união e irmandade para fortalecer a Palestina. “Quero transmitir o nosso elevado apreço a todos os esforços da comunidade palestina brasileira no apoio a causa da liberdade da nossa pátria”, afirmou.


 


A cerimônia de abertura do Congresso foi finalizada com apresentações artísticas e culturais, que tiveram abertura com o show da cantora Marina Elali, vinda do Rio de Janeiro especialmente para o evento. A artista cantou alguns dos seus sucessos para uma platéia entusiasmada. “Fico muito feliz de poder estar aqui, perto da minha comunidade. É uma honra representar o nosso povo na minha profissão”, destacou Marina. Em seguida, o público de aproximadamente 400 pessoas (entre delegados, observadores e interessados) conferiu as apresentações dos grupos folclóricos Terra, Al Aqsa e Al Watan.


 


O Congresso das Comunidades e Entidades Árabe Palestino Brasileiras acontece até domingo (28) e estará promovendo debates e mesas redondas sobre a reestruturação e fortalecimento democrático das comunidades na Diáspora Palestina, tema do evento. Entre as entidades que enviaram representantes ao Congresso estão a CUT, as Câmaras de Vereadores de Porto Alegre e São Leopoldo, a Prefeitura de Barra do Quarai, o Conselho Nacional de Igualdade Racial, a União Brasileira de Mulheres, o Diálogo Inter Religioso, o MST, a Unegro e o CONEM, entre outras. No domingo pela manhã os participantes elegerão a nova diretoria da COPAL e participarão de mais discussões durante à tarde. As 17h, a cúpula do Congresso concederá uma coletiva à imprensa, divulgando os resultados dos debates e as novas resoluções da Confederação.



 
Anna Martha Silveira
Assessoria de Imprensa