Brasil leva programa de merenda escolar a Cabo Verde

Técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação embarcam no dia 8 de fevereiro para Praia, capital de Cabo Verde. Eles irão ajudar a implementar no país africano um programa de merenda escolar nas escolas pública

Os três países são atendidos na área alimentar pelo Programa Mundial de Alimentos (PMA) da Organização das Nações Unidas (ONU), criado com o objetivo de resolver situações emergenciais. Mesmo depois das emergências, porém, aquelas nações continuaram por vários anos sendo assistidas pelo PMA, que está agora saindo da região.



Segundo a coordenadora de monitoramento e avaliação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Márcia Molina, a escolha do Brasil para dar assistência técnica em alimentação escolar se deve ao sucesso do programa. “O Pnae é universal. Seus princípios são voltados para direitos humanos, acompanhamento, recursos descentralizados e fomento local”, explica. No Pnae, a compra da merenda é local, o que permite movimentação do comércio e aquisição de produtos naturais e saudáveis.



Em Cabo Verde a missão do FNDE permanecerá até o dia 22 de fevereiro, visitando escolas, vendo a realidade, as condições socioeconômicas e a produção agrícola. Em seguida, a missão vai propor um programa semelhante ao Pnae.



No Brasil, a merenda escolar é oferecida a 37 milhões de estudantes matriculados em escolas públicas de ensino fundamental. Com orçamento de R$ 1,5 bilhão em 2006, o Pnae é considerado um dos maiores programas na área de alimentação escolar no mundo.



Fonte: Site do PT