Arenas do Pan serão policiadas com armas não-letais

Todas as arenas esportivas envolvidas no Pan serão policiadas com armas não-letais. O projeto é da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Para isso, o Ministério da Justiça já investiu cerca de R$ 8 milhões na compra das armas e munições, como sprays d

De acordo com o esquema de segurança do evento, os agentes da Força Nacional é que terão a tarefa de policiar internamente as arenas com este tipo de armamento, que neutraliza, mas não mata. O uso dessas armas é uma tendência mundial.



Nesta segunda-feira (29/1), funcionários do governo federal apresentaram o esquema de segurança do Pan para representantes do Gabinete de Segurança Integrado no Rio. Apesar da prioridade às armas não-letais, uma parte dos policiais também terá acesso a armas de fogo nos locais para casos graves.



Serão usados pelos 6.000 homens da Força Nacional, que atuarão nos locais de competição. O grupo é composto por policiais e bombeiros de diversos Estados. Com isto, a Polícia Militar do Rio vai se concentrar em ações na cidade.



A Força Nacional começará a trabalhar nos locais de disputa do evento a partir de março, quando a Vila do Pan deve estar pronta.