Comunistas discutem a questão da mulher no Cariri
O Partido Comunista do Brasil – PCdoB realizou no ultimo sábado, 27, na sala de Vídeo da Universidade Regional do Cariri – URCA, a Plenária Regional sobre a Questão da Mulher. O evento faz parte de uma agenda nacional do Partido.
Publicado 29/01/2007 16:10 | Editado 04/03/2020 16:37
O encontro teve como conferencista a professora Auxiliadora Vasconcelos, mestranda em Sociologia/UFC, diretora da União Brasileira de Mulheres – UBM e bolsista da Fundação Ford, aonde desenvolve pesquisa sobre Cultura, Gênero e Subjetividade.
A conferência reuniu homens e mulheres para discutir a concepção emancipacionista da mulher, na visão marxista do PCdoB. Segundo a professora Auxiliadora o feminismo emancipacionista defende a igualdade de gênero e que portanto é uma luta de homens e mulheres. Ela ressalta que é prática comum no Partido Comunista, discutir a questão da mulher com os homens. Para a professora esses encontros que estão sendo realizados em todo o país servirão para nortear as linhas de atuação do Partido no campo feminista.
A sindicalista Elza Sônia destaca que a conferência no Cariri serviu para alinhar o discurso feminista numa concepção emancipacionista. Ela destaca que tanto os homens como, as mulheres tem um papel fundamental nesta luta e frisa que a luta da mulher não está desvinculada da luta social.
A etapa estadual da conferencia será no dia 10 de março, em Fortaleza. Do Cariri foram eleitos quatro delegados, sendo três mulheres e um homem. No Ceará serão realizadas sete conferencias municipais: Aracati, Iguatu, Crato, Morada Nova, Sobral, Limoeiro e Fortaleza. A Conferencia Nacional será em São Paulo nos dias 23, 24,25 e 26 de março.
De Crato, Alexandre Lucas