Aldo dá boas-vindas aos novos deputados

O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), fez palestra de abertura do Encontro Parlamentar da 53ª Legislatura, nesta terça-feira (30). A iniciativa – uma espécie de boas-vindas aos novos deputados – tem como objetivo apresentar a Casa aos parlame

Em seu discurso, Aldo ressaltou a importância das decisões tomadas no Parlamento e lembrou de personalidades da história do Brasil que passaram pela Câmara, como José Bonifácio (patriarca da Independência), ex-presidentes da República e governadores antigos e atuais.


 


Aldo afirmou que haverá “enriquecimento” da Câmara com a eleição de lideranças políticas “importantes e experientes” como os ex-governadores Ciro Gomes (PSB-CE) e Albano Franco (PSDB-SE).


 


Aldo negou que a apresentação aos deputados faça parte da campanha à sua reeleição como presidente da Câmara. Para ele, as boas-vindas aos deputados que chegam “é uma obrigação do presidente e da direção da Casa”.


 


Mostra explicativa


 


Na quarta-feira (31) começa a exposição Conheça a Câmara, destinada a apresentar aos parlamentares e a seus assessores os diversos setores e produtos da Casa. Pretende também orientar os deputados na busca e utilização dos serviços internos.



A exposição fica aberta até 9 de fevereiro.O deputado eleito pode aproveitar a oportunidade e tirar sua foto oficial no estande do Serviço de Fotografia da Secretaria de Comunicação Social.


 


A posse dos deputados eleitos para a 53ª legislatura ocorre nesta quinta-feira (1º), às 10 h, no Plenário da casa. Aberta a sessão, o presidente da Câmara, Aldo Rebelo, convida quatro deputados, de partidos diferentes, para servirem de secretários e proclamará os nomes dos deputados diplomados. Em seguida, haverá o juramento solene.


 


A sessão solene de abertura dos trabalhos, realizada nesta sexta-feira (2), às 16 horas, no plenário da Câmara, contará com a presença da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que vai entregar a mensagem do presidente da República. A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie, lerá a mensagem do Judiciário.
 
A chegada do presidente do Congresso Nacional – eleito no dia anterior como novo presidente do Senado – está prevista para as 15h30. Ele será escoltado por batedores do Batalhão de Polícia do Exército. Após a chegada, a banda do Batalhão da Guarda Presidencial executará o hino nacional. Simultaneamente, serão hasteadas as bandeiras nacionais nos mastros das duas Casas Legislativas. Também ocorrerá uma salva de gala de 21 tiros de canhão.


 


Terminadas as honras militares, o presidente do Congresso será recepcionado na rampa de acesso ao Congresso Nacional pelo presidente da Câmara – também o recém-eleito – e pelos líderes dos partidos nas duas Casas.



Durante a sessão de instalação, a Mesa será composta pelos presidentes do Congresso Nacional, da Câmara e do STF; pela ministra-chefe da Casa Civil; e pelo primeiro-secretário da Mesa do Congresso, que fará a leitura da mensagem do presidente da República.


 


Com Agência Câmara