Candidatos à presidência da Câmara recepcionam novos deputados

Os deputados que tomam posse nesta quinta-feira (1º) passaram a manhã desta terça-feira (30) recebendo informações sobre o funcionamento do Poder Legislativo. O Encontro Parlamentar da 53ª Legislatura, iniciativa inédita na Câmara, atraiu não só parlam

O presidente da Câmara, Aldo Rebelo, abriu o evento ressaltando a importância das decisões tomadas no Parlamento e lembrou de personalidades da história do Brasil que passaram pela Câmara. Aldo afirmou que haverá “enriquecimento” da Câmara com a eleição de lideranças políticas “importantes e experientes”. Entre elas, citou os ex-governadores Ciro Gomes (PSB-CE) e Albano Franco (PSDB-SE).


 


Questionado por um jornalista, Aldo disse que sua apresentação aos deputados não pode ser encarada como uso do poder para fazer campanha à sua reeleição como presidente da Câmara. Para Aldo, as boas-vindas aos deputados que chegam “é uma obrigação do presidente e da direção da Casa”. Os outros dois candidatos, Gustavo Fruet (PSDB-PR) e Arlindo Chinaglia (PT-SP), também compareceram ao evento e aproveitaram para fazer um corpo-a-corpo com os novos deputados.


 


Chinaglia acredita que o evento não fará um deputado alterar o voto, mas fez questão de prestigiar o seminário. “Vou pedir votos, vou cumprimentar os deputados. Faz um mês e meio que eu só peço votos”, disse o petista.


 


Fruet contou que há dois dias da eleição está procurando falar com todos os deputados. “Se possível cumprimentar cada deputado e sinalizar que minha candidatura também representa sentimento de mudança, essa renovação”, afirmou o tucano.


 


Além de assistirem a palestras sobre recursos humanos e processo legislativo, os novos parlamentares ouviram conselhos de um dos deputados mais experientes da Câmara. O primeiro-secretário Inocêncio Oliveira (PR-PE) saudou os novos colegas e recomendou que os novos deputados mostrem o trabalho da Casa ao público, pois hoje há uma supervalorização do Poder Executivo.


 


O primeiro-secretário ressaltou a importância de os novos parlamentares estudarem o Regimento Interno da Casa. Na opinião de Inocêncio, só pode ser um bom parlamentar quem souber seus direitos e deveres. “Se a Constituição é a nossa Bíblia, o Regimento tem de ser o nosso Evangelho”, afirmou.


 


Pela manhã, o especialista em gestão estratégica Oscar Motomura e o chefe da Assessoria Técnico-Jurídica da Secretaria-Geral da Mesa, Fernando Sabóia, foram os palestrantes. Eles falaram, respectivamente, sobre gestão e Processo Legislativo. O Encontro Parlamentar da 53ª Legislatura ocorre no auditório Nereu Ramos.


 


Manuela: “vim para trabalhar e não para desfilar”


 



Uma das novas parlamentares que mais chama atenção é a deputada eleita Manuela D´Ávila (PCdoB-RS), de 25 anos. Chamada, a contragosto, de “musa” da Câmara, ela espera que possa reverter esse título e mostrar seu trabalho. Manuela foi a deputada federal mais votada nas últimas eleições, com 271,9 mil votos, e será a segunda parlamentar mais nova da casa.


 


“Fui eleita pelos meus méritos. Vim aqui para trabalhar e, não, desfilar”, afirmou. Ela espera que essa legislatura consiga produzir mais que a anterior. “Chego na expectativa que a gente consiga produzir muito mais. Mas apesar desses escândalos, a Câmara conseguiu produzir. Então, repito se a gente não tiver os escândalos, a gente consegue produzir muito mais.”


 


De acordo com a Secretaria-Geral da Câmara, dos 513 deputados, 277 foram reeleitos, 43 já tiveram um mandato e 193 são parlamentares de primeiro mandato, como Manuela e o cantor Frank Aguiar, que também esteve presente no encontro.


 


O deputado eleito Ciro Gomes também passou pelo seminário. Segundo ele, é na Câmara que funciona a verdadeira democracia. Apesar disso, ele considera que para fazer um bom trabalho é preciso dedicação.


 


“Para atuar aqui é preciso que se dedique. Conheça assessoria técnica, os mecanismos do regimento, das tratativas políticas, das lideranças, das comissões e isso dá um trabalho”, lembrou o ex-ministro da Integração Nacional.


 


Amanhã (31) será aberta uma exposição para apresentar aos parlamentares e seus assessores os setores e produtos da Câmara. Os deputados vão ser empossados na quinta-feira (1º).


 


Da redação,
com informações da Agência Câmara