Governo boliviano se incorpora à TeleSul

A Bolívia foi formalmente incorporada como sócia da cadeira inter-estatal de televisão sul-americana TeleSul nesta terça-feira (30/1), em Buenos Aires, durante a segunda reunião de sua diretoria.

O encontro também serviu para definir o plano estratégico da empresa para o período em 2007-11. Segundo Andrés Izarra, presidente da TeleSul, a principal meta é a expansão do sinal. “Pretendemos criar uma programação em português para o Brasil e outros países onde esse idioma seja falado”, comentou.



Definiu-se durante a reunião que o boliviano Gastón Nuñez será o encarregado de representar seu país na diretoria do canal, que também tem como sócios os governos da Argentina, da Venezuela, do Uruguai e de Cuba.



“Manteremos o objetivo de ter uma espaço de integração comunicacional, com uma visão de integração latino-americana”, disse Izarra. Ele afirmou também que o número de correspondentes na América Latina aumentará de 10 para 15 jornalistas.



Com o lema “Nosso norte é o Sul”, o TeleSul, cuja sede se localiza em Caracas, tem uma audiência estimada em cinco milhões de telespectadores. Seu conteúdo jornalístico se destaca pelo enfoque regional e de caráter anti-hegemônico, uma alternativa ao que é produzido pelas grandes agências de notícia e canais de jornalismo norte-americanos.