São Paulo supera Rio de Janeiro em turismo, diz IBGE

Destino pouco lembrado para qualquer viagem de férias, é São Paulo que sustenta o turismo no país. O estado é campeão absoluto entre todas as unidades da federação em receita bruta, pessoal ocupado e salários e remunerações no setor.

São Paulo concentra 43,38% da receita, já que é a principal sede das empresas do setor, detém 35,12% dos trabalhadores do setor e garante 41,28% dos salários. A primeira pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre o setor revela que o turismo obedece à mesma dinâmica da economia brasileira como um todo.


 


Ou seja, São Paulo, como motor industrial e financeiro do país, também dá as cartas nas atividades ligadas ao turismo. ''O turismo é uma atividade econômica e, portanto, obedece a todas as leis da economia'', afirma Guilherme Telles, economista do IBGE responsável pela pesquisa.


 


O Rio de Janeiro aparece em segundo lugar. Juntos São Paulo e Rio concentram 63,53% da receita bruta de serviços, 48,43% do pessoal ocupado e pagam 58,90% da massa de salários.


 


Gastos
A pesquisa constata, porém, que uma das principais justificativas para a prevalência desses estados é a maior participação de setores que não têm relação direta com o turismo, como o transporte de cargas e o consumo de alimentação. Além disso, São Paulo, Rio de Janeiro, entre outros locais, têm forte presença de empresas de transporte aéreo – o que se reflete na maior receita gerada.


 


Os paulistas são aqueles que também gastam mais com turismo. O valor das despesas com viagens entre os moradores do estado de São Paulo chegava a 27,78% do total de gastos com turismo, de acordo com a pesquisa.


 


Os mineiros estão em segundo lugar no valor dos gastos com turismo (12,51%). O Rio de Janeiro aparece em terceiro lugar (10,19%), seguido pelo Rio Grande do Sul.


 


Leia também: Turismo movimenta R$ 76 bilhões por ano no Brasil, diz IBGE