TV cubana exibe imagens que comprovam a recuperação de Fidel
O presidente de Cuba, Fidel Castro, apareceu na TV estatal cubana nesta terça-feira (30/1) pela primeira vez em três meses, se reunindo com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, em Havana. Segundo a emissora, as imagens foram gravadas no dia anterior.
Publicado 31/01/2007 09:45
Fidel, de 80 anos, parecia mais forte, mas ainda demonstra alguma fragilidade, pelo que demonstram as imagens do encontro de duas horas com Chávez.
Na gravação, o líder cubano aparece em pé conversando com Chávez e também lendo documentos.
Vestido com traje esportivo com as cores da bandeira cubana – vermelho, azul e branco -, Castro toma um refresco com o presidente venezuelano que o chama de “o César da dignidade”.
“Este abraço é de milhões, não meu. Este sentimento é de milhões que te admiram. Amamos você, precisamos de você e acompanhamos seus passos”, teria dito Chávez ao abraçar o líder cubano.
Quem também estaria na visita foi o ministro da Educação da Venezuela e ex-embaixador desse país em Cuba, Adán Chávez, irmão de Hugo, a quem Fidel recebeu dizendo “Cavalheiro ministro da Educação!”, em referência ao cargo para o qual o venezuelano foi nomeado recentemente.
“Você está falando mais forte do que há 48 anos, quando foi a Caracas. Estou medindo os decibéis de sua voz”, disse Chávez.
Entre os assuntos sobre os quais os dois conversaram, segundo Chávez, esteve a crise energética mundial. “Fidel tem uma grande preocupação com isso”, disse.
Além disso, conversaram sobre “as ameaças do império (EUA) contra o mundo e potenciais novos conflitos dos quais é preciso estar a par”.
Fidel Castro não é visto em público desde 26 de julho, cinco dias antes de transferir provisoriamente o poder a seu irmão Raúl, devido a uma cirurgia intestinal.
A última vez em que o líder cubano havia aparecido em imagens de TV foi em 28 de outubro, quando parecia frágil e caminhava com mais dificuldades do que no vídeo desta semana.