Artistas e moradores querem criar conselho para a Lona Cultural da Ilha
No dia 3 de fevereiro, grupos culturais, artistas e moradores da Ilha do Governador terão um encontro com o objetivo de criar o Conselho Gestor Comunitário da Lona Cultural do bairro. Construída pela prefeitura em 1987, a Lona foi a primeira da cidade do
Publicado 01/02/2007 13:14 | Editado 04/03/2020 17:06
Em 1997, a Lona da Ilha foi demolida arbitrariamente pela Prefeitura do Rio, após ter sido abandonada pelo poder público municipal por vários anos. Com a demolição da Lona o bairro sofreu um grande esvaziamento cultural ao longo de 10 anos, aprofundando a exclusão da juventude e a falta de opções de lazer e diversão da população.
Na época, militantes culturais entraram com representação no Ministério Público Estadual contra a ilegalidade e, após tantos anos de luta, foi conseguida a vitória. Em novembro do ano passado foram iniciadas as obras de reconstrução.
Agora a idéia é que este espaço cultural seja administrado por um Conselho Gestor Comunitário democrático e plural com a participação dos grupos culturais, artistas e a comunidade.
Segundo os organizadores do encontro, “a recém inauguração do Terminal de Barcas no Aterro do Cocotá (reivindicação de mais de 20 anos dos moradores da Ilha), a reconstrução da Lona da Cultura, a presença da Feirinha de Roupas e Artesanato e da pista de skate, poderão transformar o Parque Poeta Manuel Bandeira num dinâmico e criativo pólo de cultura, esportes e lazer”.
A reunião será na biblioteca popular da Ilha do Governador (Praça Danaides, s/n, em
frente ao Aterro do Cocotá – Parque Poeta Manuel Bandeira, de 14h às 16h.