E aí, Beleza? Manuela assume hoje na Câmara Federal

Beleza! A jovem comunista que foi a maior surpresa da eleição no RS e destaque no país, obtendo mais de 270 mil votos para a Câmara Federal, assume nesta quinta (31). Manuela afirmou estar preparada para o novo desafio. Entre suas prioridades estão a l

Manuela assume rejeitando o rótulo, que considera machista, de que é a nova musa do Congresso. Segundo ela, trata-se de uma cultura que precisa ser modificada e que prejudica a participação das mulheres. “Eu recebo elogios, falsos elogios, que tentam diminuir o meu trabalho”, destacou. Vereadora porto-alegrense desde 2005, onde é conhecida sobretudo por seus projetos de defesa dos estudantes, Manuela aguça a curiosidade da imprensa nacional e entende, embora com certo desconforto, porque é descrita como “mulher-jovem-bonita”. Mas isso vai deixar de ocorrer, acredita, tão logo ela comece a mostrar seu trabalho no Congresso. “Os jornalistas vão descobrir em seguida que eu não sou a Gisele Bündchen”, brincou.


 



Esquerda renovada


 


Para a deputada eleita, a conquista da vaga deve-se a uma série de fatores. Ela cita como preponderantes seu trabalho como vereadora em Porto Alegre e o posicionamento firme. “Sempre situei muito bem minha posição política. Nunca fiquei em cima do muro”, afirmou. Manuela avalia ainda que o eleitorado entendeu sua identificação com as políticas públicas do presidente Lula, o que teria contribuído para a sua eleição.


 


Além disso, ela ressalta a coesão do PCdoB em torno de seu nome, que lhe garantiu tempo suficientemente bom no horário político eleitoral para mostrar suas propostas aos gaúchos. “Os eleitores também têm um desejo de renovação, mas não só uma renovação nos nomes e sim na forma de fazer política”, explicou.


 


 


Manuela, 25 anos, será a segunda deputada mais jovem na Câmara. É jornalista formada pela PUCRS. Eleita vereadora de Porto Alegre(RS) em 2004 com mais de 9 mil votos e apenas 23 anos tornou-se a vereadora mais jovem da história de Porto Alegre. Em 2006 Manuela foi lançada candidata à deputada federal pelo PCdoB do Rio Grande do Sul. Manuela foi consagrada nas urnas do RS com 271.939 votos, votação com a qual obteve varias marcas: terceira maior votação para deputado federal de toda a história do RS; deputada mais votada da historia do RS; a mulher mais votada para deputada federal dessa eleição, em todo Brasil; a primeira deputada eleita pelo PCdoB no RS; e a segunda parlamentar eleita pelo PCdoB no RS.


 


De Porto Alegre
Clomar Porto
Com agências