Baixada debate teses da 1º Conferência sobre a Questão da Mulher
No último sábado (2), militantes e amigos do PCdoB, de municípios da Baixada Fluminense, debateram as teses da 1º Conferência sobre a Questão da Mulher. A apresentação foi feita pela presidente do Partido no Rio de Janeiro, Ana Rocha.
Publicado 05/02/2007 20:54 | Editado 04/03/2020 17:06
A plenária contou com cerca de 50 pessoas. Também participaram da mesa dos trabalhos a presidente da UBM/Carioca, Helena Piragibe; a coordenadora de Políticas para Mulheres de Nova Iguaçu, Orleide Monteiro; o presidente do PCdoB/Nova Iguaçu, Luis Henrique; a diretora da Conam, Bartíria da Costa; Isabel, presidente do MAB (Federação das Associações de Moradores de Nova Iguaçu); e Luciene, da associação de mães da Chacina da Baixada.
Em sua exposição, a presidente Ana Rocha abordou os principais pontos da tese, como a emancipação da mulher, a participação na sociedade, no mercado de trabalho, na vida social, discriminação, violência, feminilização da pobreza e o papel da mulher na política.
A camarada Helena Piragibe também falou sobre a violência contra a mulher e os avanços com a aprovação da Lei Maria da Penha, que endureceu as punições para crimes de violência contra as mulheres.
A plenária foi dedicada à camarada Lucinha que faleceu no dia 26 de janeiro. Todos, muito emocionados, fizeram um minuto de silêncio em sua memória.
Conferência
A 1º Conferência sobre a Questão da Mulher que reunirá os municípios da Baixada Fluminense será no dia 3 de março, às 14, na subsede do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, em Nova Iguaçu.