Projeto para Arco Rodoviário do Rio deve ficar pronto em junho
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse no dia 5, no programa de rádio Café com o Presidente, que o projeto para a construção do Arco Rodoviário do Rio de Janeiro deve ficar pronto até junho.
Publicado 05/02/2007 20:47 | Editado 04/03/2020 17:06
O Ministério dos Transportes e o governo do Rio firmam convênio no dia 6, no Palácio das Laranjeiras, para a construção da obra, que terá 145 quilômetros e ligará a cidade de Itaboraí ao Porto de Itaguaí passando pela Baixada Fluminense. Lula participa da cerimônia.
Segundo o presidente, o arco vai desafogar o trânsito do Rio e facilitará o transporte da produção agrícola de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo ao Porto de Itaguaí. “É uma obra muito difícil, uma obra que é numa área virgem ainda. Não tem estudo ainda do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Eu penso que o projeto poderá ficar pronto até o mês de junho para, depois então, a gente fazer licitação e começar essa obra”, afirmou.
A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). De acordo com Lula, o arco foi incluído no plano econômico para acabar com a discussão, que durou três anos, sobre quem deveria assumir a responsabilidade, o governo federal ou estadual. “Quando nós construímos a proposta do PAC, nós resolvemos colocar dinheiro da União para que a gente faça essa obra e pare de discutir quem vai fazer. Nós vamos fazer em parceria com o governo do estado, porque o povo do Rio de Janeiro não pode ficar esperando, e muito menos, o povo brasileiro que quer ver o Rio progredir cada vez mais”, explicou.