Perpétua Almeida propõe Frente em defesa da Amazônia

Inspirada no movimento Amazônia para Sempre, criado por artistas que participam da minissérie “Amazônia – de Galvez à Chico Mendes”, a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) propõe a criação de Frente Parlamentar supra-partidária em defesa da região.

O objetivo é estimular um debate que encontre ressonância nos anseios e necessidades dos brasileiros que habitam a maior floresta tropical do mundo. A deputada lembra que ''ameaçada pelo desmatamento, pela biopirataria, por entrada de estrangeiros sem compromisso com o Brasil, pelas explorações de suas riquezas de forma devastadora, a Amazônia vem sendo foco de atenção com os debates acerca do aquecimento global''.


 


A parlamentar destacou, em pronunciamento na tribuna da Câmara, nesse início de legislatura, que a região agrega o maior banco genético do planeta, detendo 1/5 da água doce disponível, tendo 1/3 de florestas tropicais do mundo e incalculáveis riquezas no subsolo, e que ''a Amazônia necessita avançar nas políticas públicas que garantam um desenvolvimento sustentável digno, que atenda as necessidades de cada Estado, Município e localidade''.


 


A Frente pretende manter o tema em debate no parlamento e subsidiar as Prefeituras e Câmaras Legislativas, Governos Estaduais e Assembléias, Presidência da República e Ministérios de políticas públicas que possam dar melhor garantia à preservação e desenvolvimento equilibrado da Amazônia. A Frente Parlamentar já conta no seu lançamento com dezenas de adesões, de representantes dos mais diversos Estados.


 


''Defendemos um desenvolvimento sustentável para a Amazônia Brasileira, onde se possam explorar as riquezas, garantindo a preservação e criando dignas condições de vida aos que lá habitam'', afirmou.


 


A deputada propôs ainda a criação de Comissão Externa, para garantir a participação do parlamento brasileiro, nos locais mais distantes dos grandes centros e nas capitais dos Estados, para manter discussão com pessoas ligadas à temática.


 


Apoio dos artistas


 


A deputada avalia como positivo o engajamento dos artistas que participam da minissérie na campanha em defesa da Amazônia e leu o manifesto intitulado “Amazônia para Sempre”, idealizado por Cristiane Torloni e Victor Fasano, com um belo texto de Juca de Oliveira.


 


No texto, os artistas descrevem poeticamente a situação da Amazônia: ''Depois de tombada na sua pujança, estuprada por madeireiros sem escrúpulos, ateiam fogo às suas vestes de esmeralda dando passagem aos forasteiros que a humilham ao semear capim e soja nas cinzas de castanheiras centenárias''.


 


E apresentam, ''como único procedimento cabível para desacelerar os efeitos quase irreversíveis da devastação'', a aplicação do Artigo 225 da Constituição Federal, onde se lê: ''A Floresta Amazônica brasileira é patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro das condições que assegurem preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais''.


 


Serviço:
No site www.amazoniaparasempre.com.br há um manifesto com mais de 10 mil assinaturas, que será entregue ao Presidente Lula.


 


De Brasília
Márcia Xavier