CUT e Tom Maior levam história do sindicalismo ao sambódromo

À meia-noite do próximo dia 17, a trajetória de luta da classe trabalhadora será apresentada no Sambódromo de São Paulo, no Anhembi. Tudo porque a Tom Maior desfilará sob o enredo Com Licença, Eu Vou à Luta!, que conta a história dos trabalhadore

O intérprete Rene Sobral é quem cantará o samba, cuja letra exalta o poder de mobilização. “Quero ter meu direito, chega de exploração / Com licença, eu vou à luta / Faço greve, vou pra rua / Digo não à opressão”, diz o refrão.


 


Para Marko Antonio da Silva, o momento é histórico. “Pela primeira vez, a maior festa popular do país reconhecerá a história de quem realmente faz o carnaval acontecer na avenida”, afirma.


 


Edílson de Paula, presidente da CUT-SP, concorda. “O enredo do samba conseguiu reunir todos os grandes momentos da CUT e das lutas dos trabalhadores – as primeiras greves, os grandes pensadores e principalmente, as vitórias na batalha por melhores condições de vida e um mundo mais justo”, ressalta Edílson.


 


O desfile
Na avenida, serão 21 alas que tratarão desde o modo de produção asiático até o capitalismo, passando pelo modo de produção escravista, na Grécia e em Roma, e pelo sistema feudal. A abertura caberá à comissão de frente, “Marionetes do Sistema”, e ao carro abre-alas, “Tempos Modernos”.


 


A opressão aos trabalhadores, as greves e os movimentos sindicais pelo mundo também serão tratados por outros quatro carros da Tom (“Por quê?”, “Insana Repressão”, “A Força do ABC” e “Um País se Faz com Homens e Livros”).


 


Fundada em fevereiro de 1973, no Sumaré, a Tom Maior será a terceira escola de samba a entrar na avenida, com 3.500 componentes. Contará com trabalhadores ligados à CUT em todas as 21 alas, exceto na bateria.


 


Desde 2005, a Tom faz parte do Grupo Especial. No ano de estréia, ela atingiu o 14º lugar e, no ano seguinte, se classificou entre as dez primeiras, obtendo a nona colocação.


 


Composta por 300 integrantes, a bateria será comandada pelo Mestre Carlos Alves, o Carlão. A rainha será a modelo, bailarina e apresentadora, Adriana Bombom, que desfila pelo terceiro ano na Tom Maior.


 


Confira a letra do samba-enredo


 


 


Com Licença, Eu Vou à Luta!


(De Maradona, Didi, Turko e Diego Poesia)


 


Numa era industrial
A ambição, gerou ganância e cobiça
Máquinas devoram o trabalhador
Uma escravidão…Onde o capital é o que importa
Se o tempo é dinheiro a ganhar
A vida é só trabalhar
Pra sobreviver, não basta!
Surgem movimentos pelo mundo
Irmanados por um ideal
Pra nossa dignidade
“1º de Maio”, conquista universal


 


Quero ter o meu direito, chega de exploração
Com licença, eu vou à luta (bis)
Faço greve, vou pra rua
Digo não a opressão


 


Está em nossas mãos
Transformar o sonho em realidade
Acreditar num mundo com mais igualdade
Sindicatos livres no País
A força do “ABC”, nossa raiz
Quero ter salário justo e um melhor viver
Pro crescimento da nossa Nação, educação
Acorda Brasil… A nossa gente vale ouro
O “Trabalho” é nosso tesouro
Orgulho dessa Pátria Mãe Gentil


 


Sou tom maior amor… (Meu amor)
Razão do meu viver… (refrão)
Alô companheiro de luta e de fé
A nossa união vem do Sumaré


 


 


Da Redação, com Portal do Mundo do Trabalho