Nicarágua: Ortega nomeia poeta Rubén Darío presidente eterno

O novo presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, pôs na terça-feira (6/02) a faixa presidencial sobre o túmulo do mais famoso poeta nicaragüense, o modernista Rubén Darío, morto há 91 anos. “Rubén é realmente o presidente eterno da Nicarágua”, disse Ortega

“Ele está no coração de todos os nicaragüenses. Desde crianças, Rubén está em nossos corações e em nossas palavras”, acrescentou Ortega, que em 10 de janeiro assumiu a presidência da Nicarágua pela segunda vez. Além de colocar a faixa presidencial sobre o mausoléu do poeta no interior da Catedral da Assunção, Ortega recitou alguns dos versos de Rubén Darío e louvou o valor de sua obra.


 


“Aprendemos os poemas de Rubén, declamamos seus poemas, e essa é uma glória universal cujas mensagens e cujos valores se conservam sempre vigentes: seus chamados pela paz e pela justiça, seus chamados pela unidade, seus chamados antiimperialistas”, disse o presidente.


 


Rubén Darío (1867-1916) nasceu no vilarejo de Metapa, atual Ciudad Darío, sob o nome de Félix Rubén García Sarmiento. Ele se tornou uma das grandes vozes da literatura hispano-americana, tendo ajudado a renovar o modernismo.


 


Daniel Ortega foi adversário dos Estados Unidos quando governou a Nicarágua pela primeira vez, na década de 1980. Em ato público realizado poucas horas depois de assumir o governo pela segunda vez, ele também entregou a faixa presidencial “ao povo”, de maneira simbólica.