Direção do PCdoB/SC orienta processo para Conferência da Mulher
O Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil de Santa Catarina (PCdoB/SC) divulgou, nesta semana, as orientações para a Conferência sobre a Questão da Mulher. Acompanhe, a seguir, a íntegra dos documentos da direção municipal.
Publicado 08/02/2007 18:00 | Editado 04/03/2020 17:14
Resolução e convocação da Plenária Estadual da Conferência sobre a Questão da Mulher
A Comissão Política do PCdoB-SC, cumprindo a deliberação da reunião plenária do Comitê Estadual de 02 e 03 de dezembro, que convocou a Plenária Estadual-Santa Catarina da Conferência Nacional Sobre a Questão da Mulher e cumprindo a resolução do Comitê Central que convocou aquela conferência, aprova a seguinte regulamentação para a Plenária:
Art. 1º. A Plenária Estadual-Santa Catarina da Conferência Nacional sobre a Questão da Mulher será realizada no dia 17 de março na cidade de Florianópolis, com início dos trabalhos às 09 horas e encerramento previsto para às 20 horas.
Parágrafo Único: O Comitês Municipais poderão realizar os debates da Conferência Nacional sobre a Questão da Mulher até o dia 15 de março.
Art. 2º. Os comitês municipais deverão realizar debates dos documentos da Conferência Nacional evolvendo todos(as) os(as) militantes do partido no município, estimulando a reunião dos organismos de base para o debate, ou realizando plenárias de militantes.
Parágrafo único. Aos Comitês Municipais em que se tenham reunido mais de 50 militantes no processo de mobilização do 11º. Congresso indica-se a realização plenária municipal de militantes para debate e aprovação dos documentos e emendas e eleição dos(as) delegados(as) à Plenária Estadual. Nesses casos, os CMs deverão comunicar previamente ao CE a data das respectivas plenárias. As emendas deverão ser enviadas até o dia 16/03.
Art. 3º. São Delegados(as) à Plenária Estadual:
Os membros do Comitê Estadual;
Todos(as) os(as) militantes que tenham participado dos debates nas instâncias do Partido.
Parágrafo único: O Comitê Estadual poderá convidar lideranças e militantes do movimento de mulheres, para participarem dos debates da Plenária Estadual. O mesmo poderá ser feito pelos Comitês Municipais que realizarem plenárias.
Art. 4º. Fica constituída a comissão de organização da Plenária Estadual da Conferência Nacional sobre a Questão da Mulher, responsável pelo acompanhamento das plenárias municipais e pelos trabalhos da Plenária Estadual, compostas pelos(as) seguintes camaradas: Simone Lolatto, Raquel Guisoni, Angela Albino, Estela Cardoso, Zilda Martins de Quadros, Clair Castilhos, Volnei Rosalen e Divo Guisoni.
Art. 5º. A participação nos debates de base, reuniões e plenárias municipais será comprovado mediante lista de presença, cuja cópia deverá ser apresentada à Comissão de Organização até o início da Plenária Estadual, no dia 17.
Proposta metodológica para os trabalhos de desenvolvimento das plenárias municipais e estadual da Conferência Nacional sobre a questão da Mulher em Santa Catarina.
1. Plenárias Municipais:
Tempo de duração: de 2 a 3 horas.
Procedimentos:
1) Apresentação – uma pessoa (monitora) escolhida pela Comissão Organizadora do Local (município) fará uma breve apresentação do tema da conferência, o documento, seus objetivos e finalidades.
2) Reunir o grupo:
3) Organizar 3 três sub-grupos para discussão;
4) Distribuir as questões e organizar os grupos.
Tempo total da atividade : 30 minutos
Grupo 1 –
Tempo: 20 minutos : Os(as) integrantes deverão responder 3 perguntas:
a) O que é ser mulher na família;
b) O que é ser mulher na sociedade;
c) O que é ser mulher no Partido.
Após, os grupos analisarão as respostas segundo os textos do documento da Conferência:
Tempo: 40 minutos
Sugestão: Responder a partir do debate a seguinte questão: O que é possível fazer para uma intervenção política do Partido, no movimento social, sindical e no parlamento para contribuir para o avanço da luta emancipacionista das mulheres?
Grupo 1 – “Introdução” ( 1 a 4) e “Os desafios a enfrentar” (5 a 13).
Grupo 2 – O mesmo procedimento, o tema será “O desafio político – um projeto de atuação da corrente emancipacionista”. (14 a 22).
Grupo 3 – O mesmo procedimento. O tema será “Desafio organizativo – tornar a luta da mulher tarefa de todo o partido” (23 a 34).
Apresentação dos grupos e debate
Tempo: 60 minutos
Nessa segunda parte dos trabalhos, os sessenta minutos finais, a apresentação será na forma de um seminário.
Cada grupo escolherá um/a relatora/apresentadora que fará a apresentação do tema trabalhado (resumo), resultado das discussões e propostas do grupo.
A apresentação será em ordem: 1º, 2º e 3º grupos, sucessivamente.
O tempo será de 10 minutos para cada grupo.
Nos 30 minutos finais terá um debate de plenária e conclusões/propostas
Florianópolis, 20 de janeiro de 2007.
Comissão Política do Comitê Estadual do PCdoB-SC