Venezuela descarta ajuda dos EUA no combate às drogas

O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Nicolas Maduro, disse nesta terça-feira (6/2) que não se preocupa com a decisão do governo norte-americano de cortar o auxílio contra as drogas para a América do Sul, dizendo que não precisa do dinheiro do

O subsecretário de Estado norte-americano, Nicholas Burns, disse um dia antes que o presidente dos EUA, George W. Bush, propôs eliminar o envio de US$ 2,2 milhões para a Venezuela contra o tráfico de drogas.



“A Venezuela é um país soberano. Os americanos podem pegar o dinheiro deles e colocar onde eles acharem necessário”, disse Maduro. “Nós iremos continuar a luta contra o tráfico de drogas”.



Maduro disse que o governo de Hugo Chávez não precisa do “dinheiro do demônio” e acusou o governo americano de apenas ajudar países que acatem suas ordens.



A Venezuela é considerada uma rota para que a cocaína fabricada na Colômbia chegue aos Estados Unidos e Europa.



O governo venezuelano diz que a luta contra as drogas no país está obtendo sucesso, mas Washington afirma que, por conta do fraco sistema judicial da Venezuela, o número de traficantes está crescendo.