Brasil já está em clima de carnaval com desfiles e animação em todo país

Ainda faltam seis dias para que o rei Momo suba no trono em todas as cidades do Brasil, mas milhares de foliões saíram hoje às ruas para desfrutar desde já o Carnaval.

Os blocos já tinham dado um grito inicial no fim de semana passado em cidades como Rio de Janeiro, Salvador e Recife, mas hoje definitivamente esqueceram que o Carnaval se reduz aos quatro dias anteriores à Quarta-Feira de Cinzas (de sábado 17 até terça-feira 20 de fevereiro).


 


Os desfiles dos blocos se misturaram hoje com outras festas como as comemorações pelo centenário do frevo, a tradicional escolha da Rainha do Carnaval de Belém e até as festas pelo Ano Novo chinês no bairro da Liberdade, o principal reduto da comunidade chinesa em São Paulo.


 


A maior festa do sábado aconteceu em Maceió onde da madrugada até o começo da tarde desfilou o bloco conhecido como “Pinto da Madrugada”.


 


O desfile reuniu cerca de 50.000 pessoas que percorreram várias ruas dançando e cantando atrás de 14 bandas de frevo.


 


No Rio de Janeiro, são programados para este sábado, os desfiles dos blocos “Xupa mas não baba”, “Vagabonds Team”, “Banda do Pechincha”, “Aconteceu” e “Bloco do Baixo Irineu”.


 


Os blocos, tão irreverentes quanto seus nomes, são grupos que, ao ritmo de uma música composta especialmente para a ocasião e liderada por uma banda, percorrem várias ruas de diferentes bairros arrastando foliões e pessoas fantasiadas junto a vendedores ambulantes de cerveja e turistas.


 


A Prefeitura do Rio de Janeiro informou que 190 guardas municipais garantirão a tranqüilidade dos 28 blocos que desfilarão na cidade entre sábado e domingo.


 


Além disso, as tradicionais escolas de samba realizarão neste fim de semana seus últimos ensaios antes dos desfiles oficiais pelo Sambódromo.


 


Cada ensaio é uma enorme e animada festa que atrai não só os participantes do desfile, mas também centenas de pessoas interessadas em antecipar o Carnaval e também muitos turistas.


 


O desfile das escolas de samba Grupo Especial, nas noites do domingo e de segunda-feira de Carnaval, é considerado a principal atração da festa na cidade e um dos maiores espetáculos do mundo ao ar livre.


 


Em Salvador, onde o circuito de 27 quilômetros no qual acontece a festa, só estará concluído na próxima quarta-feira, alguns “trios elétricos” começaram a arrastar centenas de pessoas com seus ritmos de axé, em um Carnaval que disputa com o do Rio de Janeiro em animação e número de participantes.


 


As ruas de Recife e Olinda estão em festa desde sexta-feira, quando foi comemorado o centenário do frevo. O ritmo, frenético e de passos complicados, disputa com o samba e o axé como música que representa o Carnaval no país.


 


O centenário da dança vem sendo comemorado desde semana passada com festas, desfiles de orquestras de frevo, lançamentos de livros e de selos comemorativos e até com a declaração do ritmo como patrimônio imaterial do país.


 


Fonte: EFE