Expectativa de vida na China será de 85 anos em 2050

Em 2050, a expectativa de vida na China será de 85 anos, comparada aos atuais 71,8, segundo um estudo recente publicado hoje pelo jornal China Daily.

Uma pesquisa sobre o desenvolvimento sustentável conduzida por 184 cientistas e sociólogos, em grande parte membros da Academia Chinesa das Ciências, prevê também que, em 2050, os chineses estudarão mais, consumirão menos energia e terão uma redução da desigualdade entre ricos e pobres no país.


 



O estudo indica que a eficiência energética da China melhorará se o caminho em direção ao desenvolvimento sustentável continuar a ser percorrido. O presidente da Academia das Ciências, Lu Yongxiang, definiu a previsão como “realista”, apesar de o governo chinês ter admitido em janeiro o fracasso no cumprimento da meta na redução de 4% do consumo energético em 2006.


 



A pesquisa revelou também que o coeficiente Gini, que mede a distribuição de renda de um país, baixará para menos de 0,4%, o patamar que indica o início da desigualdade na distribuição da riqueza. Não existem atualmente estatísticas oficiais do coeficiente Gini, mas diversas organizações internacionais como o Banco Mundial estimam que hoje a China esteja além do 0,4%.