Novo site defende cidadania para todos

Se na hora de pagar impostos somos apenas uma alíquota e ninguém nos pergunta nada, por quê na hora do retorno desses tributos, o Estado se acha no direito de querer saber com quem a pessoa dorme, se tem duas pernas, qual a sua cor ou o seu gênero, etc, p

Essa é uma das questões que o www.emdiacomacidadania.com.br está levantando desde o dia 5 de fevereiro, quando  entrou no ar, com publicidade da Petrobrás e chancela institucional da ABI (Associação Brasileira de Imprensa).



Entre seus colaboradores, os jornalistas Milton Coelho da Graça, Marcus Veras, Wilson Figueiredo, José Antônio Silva, Lilian Newlands, a escritora de livros infantis, Ruth Rocha e o jornalista e escritor Ignácio de Loyola Brandão. Da ala jovem, Diego Cotta,estudante de Comunicação e coordenador da Semana da Diversidade Sexual da UFRJ. A  responsável pelo projeto é a escritora e jornalista carioca Marcia de Almeida, ex-correspondente de guerra (Bósnia) e de vários jornais e rádios, que por dez anos tentou trazer o assunto para jornais, rádios e tevês.



O site intenciona enviar pauta sobre discriminação para a mídia em geral, sempre em parceria com os usuários e a sociedade civil, organizada ou não. ''Queremos trazer à baila a discussão e reflexão sobre o direito de ser diferente que pertence a qualquer um de nós, e a leitura republicana desses direitos,'', defende Márcia de Almeida.



Na sua primeira semana, o site trouxe entrevistas com o Senador Paulo Paim (PT-RS), autor do Estatuto do Portador de Deficiência e com o ex-Secretário de Transportes do Rio de Janeiro, Josef Barat.  Além de uma tese de mestrado sobre a homossexualidade na França. Nesta segunda-feira (12), uma análise do Fórum Social Mundial, em Nairóbi, pela cientista política e jornalista gaúcha Télia Negrão.