CMS realiza plenária no Paraná

Por Jefferson Tramontini
Mais de 20 entidades reuniram-se na plenária estadual da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) do Paraná, no Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores (CEPAT), em Curitiba, neste sábado (10).

O debate contou com a presença do editor da revista Debate Sindical, Altamiro Borges (Miro), que destacou o avanço, ainda inconsistente, dos movimentos populares na América Latina, em um processo prolongado de acumulação de forças no continente. Altamiro ainda salientou as virtudes e limites do governo Lula e a necessidade do movimento social brasileiro, de forma autônoma, pressionar o governo, nas ruas,  a realizar o programa para o qual foi eleito.


 


Os ativistas debateram ainda a necessidade da CMS constituir-se em um pólo aglutinador das lutas do povo brasileiro, construindo bandeiras de luta que unifiquem o conjunto da classe trabalhadora, garantindo a solidariedade e o respeito às especificidades e às diferentes visões políticas integrantes dos vários movimentos.


 


No Paraná, concluiu-se que é necessário a interiorização da CMS, ainda muito concentrada na capital, com a constituição de coordenações regionais e plenárias por todo o estado, aproveitando a aproximação com a Assembléia Popular. Serão realizadas plenárias mensais para debate e mobilização, incluindo a realização do Fórum Social Mundial em Curitiba.


 


Foram definidas as prioridades de luta para o próximo período, com destaque para a campanha pela mudança da política econômica do governo Lula, lançando a palavra de ordem “Fora Meireles!”; a campanha ampla pela redução da jornada de trabalho sem redução de salários, com a realização de um grande ato no primeiro de maio; democratização da mídia; e a anulação do leilão de privatização da Vale do Rio Doce.


 


Também foi debatida a realização da Assembléia Popular do Paraná em setembro deste ano, a para isso estão em construção as assembléias em cada região do estado.