Governador do Rio confirma compromissos com a UERJ
Em solenidade realizada no dia 13, na capela ecumênica da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), o governador do Rio, Sérgio Cabral, assumiu o cargo de chanceler da instituição. No discurso, Cabral ratificou os compromissos em defesa da recup
Publicado 14/02/2007 18:47 | Editado 04/03/2020 17:06
A ida do governador à Uerj foi vista como uma importante mudança de postura em relação ao governo Rosinha, que recebeu o colar de chanceler no Palácio Laranjeiras.
Em seu discurso, Sérgio Cabral reconheceu a importância da Universidade e prometeu a construção de um restaurante universitário: “é inconcebível que até hoje a Uerj não tenha o seu bandejão, com uma comida de qualidade para alunos, professores e servidores. Vamos avaliar esse assunto e certamente será encontrada uma solução”.
Reajustes
Cabral também prometeu reajustar as bolsas acadêmicas, mas pediu um prazo para solucionar o problema. Uma comissão composta por membros da Uerj e do governo vão analisar o caso. As cerca de duas mil bolsas de graduação, no valor de R$ 190,00, estão sem reajuste há dez anos. “Sem saber o número de bolsas e o custo não posso prometer prazos. É um pleito justo, vamos enfrentar essa questão e descongelar a bolsa. Mas vamos fazer dentro do que é possível”, assegurou o governador.
Sobre o reajuste salarial do corpo docente e servidores da instituição, está marcada uma reunião entre o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, o reitor da Uerj e as entidades sindicais para o dia 26, às 16hs.
O governador também anunciou que será entregue a obra de recuperação e impermeabilização do telhado no dia 30 de março. As obras de recuperação estrutural das oito rampas, ao custo de R$ 825 mil, têm prazo de cinco meses para ficarem prontas. Elas serão iniciadas em cerca de 20 dias.
Como chanceler, Cabral presidirá a Assembléia Universitária, órgão que congrega a reitoria, os conselhos Universitários, Superior de ensino e pesquisa, curadores da instituição e poderes públicos do Estado.