Gusmão assume presidência da Comissão de Ciência e Tecnologia da Alerj

No dia 8, foi publicada no Diário Oficial da Alerj a composição das 34 Comissões Permanentes da Casa. O deputado estadual Fernando Gusmão (PCdoB), que exerce seu primeiro mandato na Assembléia, assumiu a presidência da Comissão de Ciência e Tecnologia.

Segundo o deputado, a escolha da comissão foi por ela estar mais próxima da sua área de atuação, “pois engloba as escolas técnicas, a Uerj, a Uenf e a juventude do Rio. É na comissão onde é decidido o aumento do número de escolas técnicas e em quais cidades serão instaladas, por exemplo”.




“Eu quero apresentar uma emenda na Constituição do estado para garantir um percentual fixo dos recursos do orçamento para a Uerj e a Uenf. Ambas estão sucateadas, pois o governo anterior cortou verbas das universidades. As universidades de São Paulo têm esse mínimo”, sugere Gusmão.




“Quero também garantir recursos para a pesquisa, a Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) e ampliar o número de bolsas”, disse Gusmão.




Gusmão acredita que esta batalha não será fácil, já que para aprovar uma emenda constitucional é preciso o voto de 2/3 dos deputados da Casa, mas que pela importância do projeto espera conquistar o apoio dos parlamentares.


Porém, com o novo governo do Rio, Gusmão acha que poderá contar com a posição do governador Sérgio Cabral, pois mais de uma vez, ele afirmou que a educação e o fortalecimento das escolas técnicas são suas prioridades.