Sindicalistas lançam abaixo assinado pela libertação de Marcelo Buzetto

Dirigentes dos mais diversos sindicatos lançaram abaixo assinado pela libertação de Marcelo Buzetto, liderança do MST que está presa desde o dia 19 de janeiro deste ano em função de sua participação no acampamento “Nova Canudos” do MST, realizado em 1.999

Marcelo foi condenado a seis anos e quatro meses de prisão em regime semi-aberto mesmo tendo o juiz de primeira instância do caso fixado a pena sem analisar todas as circunstâncias judiciais do crime (artigo 59 do Código Penal), bem como os princípios do julgamento público e da fundamentação das decisões (artigo 93, inciso IX, da Constituição Federal). No lugar de cumprir sua pena no dito regime semi-aberto, Buzetto está cumprindo-a em regime ''semi-fechado''. Não bastasse, como possui formação superior, deveria estar sendo abrigado em cela especial. Embora seja um preso político, tem sido tratado como preso comum e divide com mais 18 presos a cela na qual se encontra.


 


O texto do abaixo assinado intitulado “Pela libertação do professor Marcelo Buzetto” diz “não admitimos a criminalização dos movimentos sociais e manifestamos nossa solidariedade ao professor Marcelo e exigimos sua imediata libertação”.


 


Lideranças sindicais de todo o país já assinaram o abaixo assinado.