Tânia Soares assume mandato de deputada estadual em Sergipe

Depois de 60 anos, comunistas retornam para a Assembléia Legislativa de Sergipe.

O dia 14 de fevereiro entrará para a história da vida política sergipana como marco do retorno de um representante comunista eleito pelo povo ao parlamento legislativo estadual de Sergipe. Depois de 60 anos, Tânia Soares do PCdoB é empossada deputada estadual.
 


A solenidade aconteceu no plenário da Assembléia Legislativa de Sergipe. No início da sessão Tânia assinou o termo de posse e fez o juramento, em seguida discursou: “Estou chegando a esta Casa, meus companheiros, trazendo no coração e na mente 25 anos de militância no meu partido, único partido ao qual me filiei, ainda muito jovem, ainda na clandestinidade, e ao qual pertenço até hoje. Quem acompanha a história das biografias políticas em nosso estado é testemunha de que sempre me dediquei às causas do povo sergipano, sempre estive compromissada com os interesses mais caros da juventude, das mulheres, dos trabalhadores, dos artistas, da intelectualidade avançada, das categorias profissionais e de todos aqueles que necessitaram de uma voz contra em defesa dos direitos civis e individuais”, fala.


 


Com as galerias da Casa tomada pela população, Tânia afirmou a todos que está trazendo para o Legislativo, a luta e os compromissos com a igualdade, democracia e liberdade de um Partido que nasceu em março de 1922 e que completa 85 anos de dedicação ao povo brasileiro este ano. A deputada também lembrou que o PCdoB sempre foi voz ativa no combate à opressão e na inigualável luta pelo socialismo em nossa pátria. “Nenhuma legenda, senhor presidente, ouso dizer, por mais méritos que tenha colecionado em sua vida, se iguala à dedicação e ao esforço do Partido Comunista do Brasil em sua cruzada político-ideológica pela sagrada utopia que o socialismo representa para as civilizações”, diz.


 


Acrescentou também que estava chegando na Assembléia carregando no coração e na alma o compromisso com as mudanças em Sergipe, materializado na vitória do governador Marcelo Déda (PT). “A vitória de Déda, além de ser uma vitória do povo sergipano é a vitória também de uma geração que empenhou e empenha sua juventude num projeto coletivo de transformação social adequado às condições históricas de consciência e de desenvolvimento do nosso povo. É com o projeto mudancista do governador Marcelo Déda que irei contribuir, fazendo deste mandato um instrumento para ajudar ao governador a dar corpo e materialidade às mudanças para as quais ele foi eleito, e definitivamente, inaugurando uma nova era de esperança, de progresso, de desenvolvimento e felicidade para todos os sergipanos” fala.


 


Esperança


 


Em diversos momentos do discurso os presentes saudaram a fala da deputada com palmas e palavras de ordem que enalteciam Tânia. A chegada da comunista na Casa enche de esperança e alegria os diversos setores da sociedade e dos movimentos sociais. A presidente da União Brasileira das Mulheres e representante do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Ivânia Pereira, reconhece a importância deste mandato parlamentar para os movimentos das mulheres afirmando que esse é um grande momento para todos.


 


“Não é qualquer mulher que está tomando posse, é Tânia Soares, uma revolucionária; é Tânia Soares, que foi a primeira mulher comunista a tomar posse na Câmara municipal de vereadores de Aracaju; é Tânia Soares, uma mulher comunista, a primeira mulher sergipana a exercer um mandato de deputada federal em Sergipe, que muito orgulhou o povo sergipano e que muito lutou pelos jovens, pela cultura, pela mulher. Então a expectativa da gente é que vai continuar os grandes projetos sociais no Estado de Sergipe, e a contribuição que ela vai dar na construção de um Sergipe mais feliz, vai ser a marca do mandato de Tânia, que vai deixar marcas para sempre no Estado, contribuindo para organização popular e social em nosso Estado”, diz.  


 


Jovens participantes do movimento estudantil, inclusive diretores de Grêmios e representantes de Diretórios Acadêmicos estavam presentes. A presidente da União da Juventude Socialista, Karla Trindade também compartilha do mesmo sentimento de Ivânia. Segundo Karla, com a posse da deputada o jovem ganha voz na Assembléia. “Passamos anos sem um representante legítimo, que estivesse antenado com os anseios dos jovens. Tânia chega para preencher essa lacuna. Sua história permeia todos os movimentos sociais. Quem ganha é Sergipe, quem ganha é o povo”, fala.


 


Secretários de Estado e Município, vereadores, deputados, líderes de movimentos sociais, militantes do partido e simpatizantes de todo Estado estiveram presentes ao evento. A mesa foi composta pelo ex-governador Seixas Dória, o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), o presidente da Assembléia Legislativa de Sergipe, Ulisses Andrade (PDT), o presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Góis, o primeiro secretário da assembléia, André Moura (PSC), o segundo secretário da Assembléia, Adelson Barreto (PSB) e o superintendente estadual da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi.