Escola de samba homenageia juventude comunista

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) será homenageado pela escola de samba Mocidade Independente de Ipixuna, com o enredo “Juventude: Revolução e Ousadia”.

          A escola entra na avenida do sambódromo de Manaus a partir da 1h30 da manhã de sábado. Desfilam nos carros alegóricos os parlamentares Vanessa Grazziotin, Eron Bezerra, Wilson Lisboa e Lúcia Antony. No Amazonas, militantes do partido começaram seu histórico de lutas travadas e de formação ideológica na juventude.



          Lúcia Antony, que desfila na ala que homenageia a União Brasileira de Mulheres (UBM) ressalta a importância do enredo. “A juventude é uma etapa da vida onde a criatividade, a determinação e a irreverência são atrativos importantes, porque todas as grandes transformações começaram com os jovens”.



          Letra e música são de autoria dos compositores Bosco das Letras, Daniel Sales e Aôr Amorim. O sambista Bosco das Letras explica que o tema surgiu de um conversa informal entre ele e Maria das Graças Mariano, presidente da União da Juventude Socialista local, que juntos trabalharam o lado artístico e sócio-político da letra. “Também fui buscar inspiração na tese de doutorado da professora Conceição Fraga”, ressalta Bosco.



          A escola de samba que desfila no 1º grupo de acesso, alcançou o 2º lugar em 2006, com chances de ascender ao grupo especial este ano.



          O enredo conta a história de juventude organizada, tendo como pano de fundo a 12 trabalhos de Hércules. São 17 alas de fantasias e três carros alegóricos, que retratam a libertação dos escravos e a figura de Castro Alves; o surgimento da União Nacional dos Estudantes, representando as entidades estudantis; e a luta dos estudantes pela democracia. A ousadia de Che Guevara a frente da Guerrilha do Araguaia, a conquista pelas Diretas Já, até a manifestação do jovem nos movimentos musicais modernos como o Hip-Hop, fazem parte o contexto.


          O lançamento do samba-enredo aconteceu no dia 09 de fevereiro na sede do PCdoB. A Ipixuna conta com o apoio do Instituto Mauricio Grabois (IMG), da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, União Nacional dos Estudantes (UNE), União da Juventude Socialista (UJS) e Centro Acadêmico de Ciências Agrárias da Ufam (Cuca).


 


De Manaus,


Cinthia Guimarães