Prefeito Edvaldo Nogueira abre trabalhos na Câmara de Vereadores
Prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), fez a abertura dos trabalhos da Câmara de Vereadores de Aracaju
Publicado 15/02/2007 20:48 | Editado 04/03/2020 17:21
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB-SE), fez a abertura dos trabalhos da Câmara de Vereadores para o ano de 2007 na manhã dessa quinta-feira. E, cumprindo o dever constitucional, o prefeito prestou contas das atividades da administração municipal durante o ano de 2006.
“Aprendi, ao longo de oito anos de trabalhos legislativos, durante o exercício de dois mandatos de vereador obtidos pelo voto popular, a admirar, respeitar e entender o papel insubstituível desta Câmara Municipal na construção da cidadania e da civilidade pública em nossa capital”, declarou Edvaldo Nogueira. O prefeito ressaltou ainda que, ao longo do cinco anos como vice-prefeito de Aracaju, também pode acrescentar à sua visão a compreensão inequívoca da importância da Câmara de Vereadores de Aracaju no equilíbrio democrático dos poderes, além de perceber a contribuição que ela proporciona à condução da administração municipal, de uma maneira autônoma e qualificada.
Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Góis, as obras executadas durante o ano de 2006 vieram realmente para ajudar o povo de Aracaju. “O prefeito Edvaldo Nogueira está de parabéns por estar dando uma grande contribuição para o município e por acelerar as obras que já estão em andamento e que serão inauguradas agora em 2007”, comenta Góis. “Com certeza novas obras vão ser iniciadas esse ano e nós esperamos muito trabalho por parte dos vereadores e por parte do prefeito. Juntos nós iremos dar as condições necessárias para que Edvaldo Nogueira possa dar continuidade as obras já existentes e continuar realizando muito por esse povo que tanto precisa”, comenta.
Ao final de sua explanação, o prefeito anunciou que o vereador Chico Buchinho (PT) é o novo vice-líder na Câmara, e o vereador Emanuel Nascimento, também do Partido dos Trabalhadores, continua como líder. Todos os secretários municipais estiveram presentes na abertura dos trabalhos na Câmara de Vereadores, além de vários representantes de entidades e autoridades do Estado de Sergipe.
Principais ações da PMA em 2006
Todas as políticas públicas de trabalho adotadas pela administração do prefeito Edvaldo Nogueira em 2006 atenderam as demandas sociais nas áreas de saúde, educação, habitação, transporte, cultura, esportes e na geração de emprego e renda.
De acordo com o prefeito, no campo financeiro a Prefeitura de Aracaju em 2006 introduziu novidades tecno-administrativas, modernizando procedimentos e desburocratizando rotinas do sistema financeiro, o que facilitou as ações do município em suas transações.
“Através da elaboração de um software que nós desenvolvemos e de um projeto de atualização da Planta Espacial de Valores foi possível fazer uma avaliação em massa dos imóveis urbanos da capital. Isso facilitou a atualização e ampliação da base cadastral dos contribuintes de tributos imobiliários. Também pudemos fazer a adoção do Programa de Refinanciamento de Débitos para recuperar créditos tributários e facilitar a regularização da situação de contribuintes”, informou Edvaldo.
A Prefeitura em 2006 ampliou os eventos culturais, investiu em 26.6% do seu orçamento na área de educação, enquanto a União investiu 18% e o Governo do Estado de Sergipe 25%. Os hospitais municipais realizaram, de abril a dezembro, 94 mil atendimentos de urgência e emergência, mantendo uma média de 10 mil atendimento no hospital Nestor Piva, zona Norte de Aracaju e de quase 8 mil atendimentos no hospital Fernando Franco, localizado na zona Sul.
“O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 – Aracaju) atendeu no mês de outubro de 2006, 3.155 pessoas, sendo que apenas 445 atendimento foram encaminhadas ao Hospital João Alves Filho. E isso prova que os hospitais municipais já são os grandes receptores de urgência e emergência de Aracaju”, lembra Edvaldo, ressaltando que, no mês passado, o Hospital João Alves Filho atendeu 12.431 casos, e apenas 2,17% deles foram encaminhados pelo Samu.
Foram construídos 25 km de ciclovia e, já nos próximos meses, mais 10 km estarão prontos. As obras que dão sequência ao Sistema Cicloviário de Aracaju estão em andamento na segunda etapa da avenida Tancredo Neves e seguirá até a rodoviária José Rollemberg Leite, dando continuidade pela avenida Tiradentes e chegando até a Osvaldo Aranha. Até o final desse ano os aracajuanos vão poder contar com 62 km de extensão de ciclovias.
O projeto de ciclovias desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju foi reconhecido ano passado com o prêmio Abradibi-ANTP, oferecido pela Associação Nacional de Transporte Público (ANTP) e Associação Brasileira dos Fabricantes, Distribuidores e Importadores de Peças e Acessórios (Abradibi) durante a realização do Salão Duas Rodas em São Paulo.
A administração do prefeito Edvaldo Nogueira ampliou ainda mais a execução do PAR em Aracaju. Em dezembro de 2006 foram inaugurados dois residenciais no bairro Aruana: os condomínios Franco Freire I e Santa Maria, com 366 novas residências de dois quartos.
PMA em 2007
Já agora no ano de 2007, mais de 50 mil contribuintes ficaram isentos de pagar o IPTU. Os contribuintes que pagam o imposto receberam um reajuste de apenas 3.69%, o menor nos últimos três anos. Dentro dos vários projetos para 2007, o prefeito informou que vai começar uma cruzada na educação municipal. “A qualidade do ensino municipal é uma prioridade no meu governo e vamos trabalhar para que os alunos da rede municipal possam estar no mesmo nível da rede particular e até passar esse nível. Estamos lutando para que esses alunos saiam preparados para realizar o seu Ensino Médio”, afirma o prefeito.
A incrementação de atividades esportivas como forma de inclusão social estão sendo adotadas também esse ano pela Prefeitura de Aracaju. Além da implantação da revitalização do Centro da capital em parceria com a França, outras grandes obras, como a Orla e o anel viário do bairro Mosqueiro, serão executados. Edvaldo Nogueira adiantou que a obra do Viaduto sobre a rótula do DIA está com 23% da sua totalidade pronta. “Vamos entregar o viaduto pronto na data prevista, entre o mês de outubro e novembro”, informa Nogueira.
Três novas escolas serão entregues às comunidades do bairro Santa Maria, Coqueiral e Coroa do Meio no próximo mês de março. “A cidade vai continuar crescendo e vamos manter os serviços de qualidade, além de executar um trabalho intenso em todas as áreas, vamos inclusive adotar uma política para cuidar melhor do Meio Ambiente. Aracaju já é a capital da qualidade de vida, sendo considerada pelos turistas uma das cidades mais bem cuidadas e limpas do país. E nos próximos anos, enquanto eu for prefeito dessa cidade, vamos continuar gerando desenvolvimento e qualidade de vida”, complementou Edvaldo Nogueira.
Ainda para este ano, já estão previstas as inaugurações dos residenciais Rio Poxim, com 160 apartamentos no conjunto Santa Lúcia, e Franco Freire II, composto de 240 casas na Aruana. Com isso, a Prefeitura de Aracaju atingirá a expressiva marca de 6.322 unidades residenciais entregues à população aracajuana.