Galo da Madrugada: orquestra 100% Mulher homenageia o frevo

O Galo da Madrugada ganhou as ruas do Recife neste sábado de Carnaval repetindo o comparecimento estimado de 1,5 milhão de foliões. O maior bloco do mundo este ano foi animado por uma orquestra totalmente feminina, a 100% Mulher. O enorme boneco-símbolo d

Os cem anos do ritmo-símbolo da folia pernambucana – que irradia sua influência sobre o Nordeste inteiro – mereceram várias outras referências. Em Olinda, a prefeitura instalou diante de sua sede um  grande bolo de aniversário. Ao lado, esculturas de capoeiristas evocam a origem do passo.



Um século atrás, capoeiristas desfilavam à frente dos blocos do ritmo nascente, para intimidar blocos rivais e proteger seu estandarte. O passo, a dança do frevo, nasceu sob esta influência, e suas típicas sombrinhas coloridas seriam utilizadas inicialmente como armas de defesa dos passistas. O frevo tem cerca de 100 passos, alguns deles verdadeiras proezas acrobáticas, em ritmo extremamente acelerado.



O maior bloco do mundo



O Galo da Madrugada desfilou, conforme a tradição, abrindo o sábado de Zé Pereira – como se chama em Pernambuco o sábado de Carnaval. Foi o 30º desfile oficial do bloco, animado por três carros alegóricos, 30 estandartes convidados, 11 blocos líricos, 80 bonecos articulados, duas freviocas, ala de passistas, grupos de maracatu, caboclinho e 30 trios elétricos. 



A música tema deste ano, O Galo em Festa também presta homenagem ao centenário do frevo e ao 30º desfile do maior bloco da terra. A  composição de Nena Queiroga e André Rio foi interpretada por Gustavo Travassos, cantor do trio oficial da agremiação.



A gafe de Reynaldo Gianecchini



O ator global Reynaldo Gianecchini, que assistiu ao desfile, disse que era a primeira vez que vinha ao Carnaval de Pernambuco e se mostrou impressionado. “Eu sabia que o Carnaval de Salvador era grande, mas não imaginava essa quantidade de gente aqui”, comentou, atiçando os brios carnavalescos recifenses.



Como qualquer pernambucano sabe, o Galo, nascido em 1977 e oficializado em 1978, já na década de 90 tornou-se o maior evento de rua do mundo, títuloconsagrado pelo Livro Guiness dos recordes em 1994.



Da redação, com agências