Primeiro buscador cubano tem conteúdo de 150 mil sites

Técnicos cubanos do Escritório Nacional para a Informatização apresentaram na 12ª Convenção e Exposição Internacional Informática 2007, que se celebra nesta capital, o primeiro buscador de sites nacional. Roberto do Porto, Chefe do Escritório para a Infor

Ainda que atualmente o 2×3 só esteja disponível em versão Beta (não definitiva), Leandro Silva, autor principal do novo buscador, sustentou que ele já tem cerca de 150 mil sites cubanos indexados.



Inicialmente, detalhou, checou-se os endereços de domínio .cu, independente de seus donos ou de sua localização. O motor de busca, comumente chamado ''aranha'', rastreia os sites automaticamente e foi 90% desenvolvido em Cuba.



O 2×3, que se encontra provisoriamente no endereço www.infosoc.cu, revisita diariamente os sites cubanos que possuem maior nível de atualização, como os de meios de informação.



Outros sites são visitados com uma frequência menor, mas se consegue a atualização de todos pelo menos a cada semana. Entre outras facilidades, o buscador permite procurar imagens, conteúdos multimédia, e meios de informação.



Em pouco tempo, os internautas interessados em procurar informação fidedigna sobre Cuba poderão acessar o 2×3 nos endereços www.2×3.cu ou www.dosportres.cu 
O Escritório para a Informatização foi criado em 2004, como parte do Ministério da Informática e Comunicações (MIC). É uma entidade encarregada de promover o uso massivo, eficiente e ordenado das tecnologias de informação (TICs) na ilha.



É o encarregado de implementar, controlar, elaborar propostas e executar a função estatal do MIC para atingir, de forma acelerada, a informatização da sociedade como via para aumentar a qualidade de vida, a eficiência e a competitividade do país.



Além disso, observa o comportamento e as tendências internacionais do desenvolvimento e uso massivo das TICs, para compará-lo com os resultados nacionais e orientar a evolução tecnológica e de software que deve se seguir no país.



Fonte, agência Prensa Latina/Brasil: http://www.prensalatina.com.br/