Artistas ingleses protestam contra a guerra no Iraque

Grupo de artistas e celebridades convoca marcha de protesto no Hyde Park londrino e na George Square, em Glasgow para o dia 24 de fevereiro.

Uma centena de escritores, atores, artistas e celebridades lançaram uma campanha nacional para pedir ao primeiro-ministro Tony Blair que anuncie a retirada das tropas britânicas do Iraque.


 


O grupo, que também convocou para este mês duas marchas contra a guerra, em Londres e em Glasgow (Escócia), advertiu sobre os perigos cada vez maiores de um potencial conflito bélico com o Irã.


 


Dentre as atrizes que participam da campanha está Jessica Lange, que pediu a Blair que retire as tropas de ocupação.


 


“O plano de George W. Bush para enviar mais tropas ao Iraque é criminoso, como foi a invasão e ocupação deste país. Os norte-americanos são vítimas de uma administração que não só não os representa, como nega a possibilidade de paz”, disse a atriz que está protagonizando a peça “A Jaula de Vidro” em um teatro londrino.


 


Entre os participantes da campanha pacifista estão a romancista China Miéville, os atores Richard Wilson e Timothy West, as desenhistas Katherine Hamnett, os artistas David Gentleman e Peter Kennard, e o roteirista Caryl Churchill.


 


Os artistas convocaram as marchas para o dia 24 de fevereiro, no Hyde Park londrino e na George Square, em Glasgow.